UOL Carros

09/10/2007 - 15h00

Honda mostra 'carro de gel' que brilha no escuro

Da redação
A Honda revelou um novo carro-conceito que será exibido no 40º Salão de Tóquio, que abre no próximo dia 26. Trata-se de um minicarro denominado Puyo, que na verdade tem tudo para ser apenas mais um daqueles delírios tecnológicos que dificilmente entrarão em produção.

Mas que o Puyo é divertido, lá isso é: sua carroceria é anunciado como sendo macia como um gel -- o que, segundo a Honda, além de ser agradável para as pessoas, a torna mais segura. Em tempo: o material de divulgação da Honda não deixa claro se o "corpo de gel" do minicarro é uma descrição literal, ou se é apenas uma metáfora para sua maciez.

UMA IDÉIA BRILHANTE
Divulgação
Puyo, carro-conceito da Honda, será exibido no Salão de Tóquio, que abre dia 26
Crédito
O corpo é feito de gel; no escuro, o Puyo brilha para aumentar a segurança
MAIS FOTOS DO CONCEITO PUYO
O nome Puyo, aliás, foi adotado como uma onomatopéia (em japonês) para o ruído que se produz ao tocar o corpo do carro. Sendo mole e macio, de fato espera-se que ele faça "puyo" ao ser apertado...

Outra característica incrível do carrinho da Honda é que ele brilha no escuro, aparentemente com a mesma lógica daquelas pulseirinhas luminosas que de vez em quando aparecem nas pistas de dança.

Por se tratar de um carro mínimo, a solução encontrada pela Honda para que motorista e passageiros não se sintam oprimidos foi fazer todo o corpo do Puyo em vidro acima da linha da cintura (demarcada pela borda inferior das janelas). Além do teto transparente, outra boa idéia para maximizar a habitabilidade do conceito são as portas-tesoura, que se abrem para cima. As quatro rodas têm dispositivos que permitem ao carro fazer giros de 360º sobre si mesmo, o que eleva para um nível quase absoluto a comodidade ao manobrar.

A propulsão do Puyo é feita com uma célula de combustível, o que o encaixa na onda verde que vem submergindo a indústria automobilística na Europa e Oriente. Como não há qualquer previsão de que esse carro saia do estágio de conceito, por ora o Puyo fica ao lado de seu quase primo da Nissan, o Pivo 2 (que também será exibido em Tóquio), na fila para entrar no mundo real.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES