UOL Carros

24/08/2007 - 20h02

Frankfurt quer desvendar o futuro dos carros; salão, que faz 110 anos, abre em 13/9

Divulgação

Divulgação
O Ford Kuga é um exemplo de "carro do futuro" que pode ir às ruas
VEJA 19 CARROS DO SALÃO
FRANKFURT NO BEST CARS
Da Auto Press

O 62º Salão do Automóvel de Frankfurt, de 13 a 23 de setembro na cidade alemã que lhe empresta o nome, quer vender uma imagem de evento futurista. No ano em que a mostra automotiva alemã completa 110 anos, o mote escolhido foi "Veja o que está dirigindo o futuro". O IAA (Internationalen Automobil-Ausstellung) Frankfurt 2007 terá como principal proposta apresentar tecnologias, estilos e tendências da indústria automobilística mundial, em grande parte traduzidos em diversos carros-conceitos e lançamentos.

Para a BMW, por exemplo, o futuro é um cupê compacto. A marca bávara vai debutar publicamente o Série 1 Coupé. Inspirado no lendário BMW 2002, fabricado entre 1968 e 1977, o modelo traz sob o capô um vigoroso motor 3.0 litros de 306 cv, que já equipa o Série 3 no Brasil.

Quem surge com esportivos também é outra tradicional fábrica alemã, a Porsche. A marca de Stuttgart vai lançar oficialmente o 911 GT2. Já a conterrânea Mercedes-Benz preservou um lado mais família. Mostrará a nova geração da perua Classe C Touring.

Mas são os estrangeiros (ou seja, os não-alemães) os responsáveis pela faceta mais conceitual e futurista do motorshow frankfurtiano. A Kia mostrará o Sports Coupé Concept, cupê esportivo no estilo do Ex_cee'd Cabrio, protótipo apresentado no Salão de Genebra, em março. O novo carro foi desenhado por Peter Schreyer, que trabalhou nos projetos do Audi TT e do Volkswagen New Beetle.

HISTÓRIAS DE SALÃO
A primeira edição do IAA foi realizada na cidade de Berlim, na Alemanha, em 1897. Na época, apenas oito modelos foram expostos no evento.
A Volkswagen reservou para este ano, em Frankfurt, uma área de 9 mil m². Lá, a fabricante alemã promete exibir 50 modelos diferentes.
A nova versão da Ferrari F430 Scuderia será apresentada pelo heptacampeão mundial de F1, o alemão Michael Schumacher.
O primeiro modelo que a Ford mostrará em Frankfurt será o Kuga, utilitário-esportivo compacto que a marca americana lançará oficialmente na mostra. O modelo é baseado no conceito Iosis X, apresentado no ano passado durante o Salão de Paris.
A Mitsubishi, por sua vez, traz o Lancer Sports Sedã. O carro foi desenhado no Centro de Design da Mitsubishi em Tebrur, perto da própria Frankfurt. O modelo se tornou uma espécie de híbrido em seu estilo. O veículo incorpora traços do carro-conceito Concept Sportback, exposto na última edição do salão de Frankfurt, em 2005, e do Concept X, apresentado no Salão de Tóquio daquele mesmo ano.

Já a aposta da Ferrari está nas mãos de um designer turco de 22 anos, Urgur Sahin. Ele projetou a nova Dino, a grande atração da mítica marca italiana. O carro, que figurou na montadora entre 1968 e 1973, ganhou uma nova interpretação, com linhas modernas e arrojadas, adequando-o ao século 21. A marca do cavalinho rampante apresentará também o F430 Scuderia. Com 100 kg a menos que o original F430, o veículo tem um motor de 510 cv.

Pioneira perua
A Cadillac reserva para Frankfurt a estréia do BLS Wagon. O novo modelo assinala a introdução da primeira versão "station" da história da centenária montadora americana. Dois motores também debutam: o 2.0 Flexpower a bioetanol E85, e um 1.9 diesel twinturbo, com 180 cv de potência. Mas é outro motor que vai ecoar numa marca da General Motors. A Opel levará ao seu estande o Vectra OPC. O modelo é o mais veloz da subsidiária alemã, e tem sob o capô um motor 2.8 V6 turbo de 255 cv de potência.

A marca inglesa Mini vai mostrar o John Cooper Works Challenge, a versão esportiva do compacto de luxo. Elaborado a partir do Cooper S, o modelo conta com pistões modificados, filtro de ar de maior escape e admissão, sistema de escape ampliado com catalisador e novo mapeamento eletrônico do motor. Com estas alterações, a potência do Mini sobe de 175 para 210 cv.

Mas serão os franceses da PSA os responsáveis pela maior exposição de inspirações de designers automotivos. A marca Citroën terá como principal destaque o C5 Airscape, um instigante conversível conceitual de luxo que será mostrado pela primeira vez.

Já a Peugeot mostra o também inédito 308 RC Z. O modelo é uma versão cupê do hatch da montadora. O motor é conhecido: 1.6 de 218 cv de potência que trabalha com câmbio manual de seis marchas. Outro atrativo do cupê é o peso. Ele tem aproximadamente 1.200 kg.

Ainda na marca do leão, um pequeno toque brasileiro: o 207 Escapade, versão station e pseudo-off-road do compacto, tal como foi feito com o 206 por aqui. (Bernardo Feital e Diogo de Oliveira, com Infomottori.com)

AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE FRANKFURT
Bentley Continental GT Speed - Recém-lançado pela marca inglesa controlada pelo grupo Volkswagen, o Continental GT Speed conta com um colossal propulsor 6.0 litros W12, da VW, com dois turbos e 560 cv de potência. Trata-se do mais potente carro da Bentley.
BWM Série 1 Coupé - A principal atração da montadora alemã é inspirada na lendária BMW 2002. O motor 3.0 "top de linha" alcança 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente.
Cadillac BLS Wagon - A marca americana "chique", integrante da General Motors, levará até Frankfurt sua primeira perua em 104 anos de história. Também será mostrada uma versão do sedã BLS movida a álcool.
Ferrari Dino - Além da belíssima carroceria, o Dino Concept deve receber um motor V8 de 406 cv de potência, capaz de levá-lo à máxima de 297 km/h e de zero a 100 km/h em apenas 4 segundos.
Ford Kuga - A marca americana vai mostrar seu novo utilitário-esportivo. O modelo é a versão definitiva do conceito Iosis X, apresentado pela Ford no ano passado, durante o Salão de Paris.
Hummer H2 - A marca dos jipões militares levará para a Alemanha o H2, jipão que é o robô Autobot Ratchet no filme "Transformers".
Kia Sports Coupé Concept - A sul-coreana tem feito de tudo para chamar a atenção nos salões e em Frankfurt vai estrear um protótipo que trará a nova identidade visual dos futuros carros da marca.
Mazda 6 - A montadora vai apresentar a nova geração do sedã médio feito sobre a mesma plataforma do Ford Mondeo e que chega à Europa ainda este ano para disputar vendas com o Opel Vectra.
Mercedes-Benz Classe C Touring - A principal atração será esta versão perua do sedã mais popular da Mercedes. Também estará em destaque a versão superesportiva do Classe C, a C 63 AMG.
Mini John Cooper Works Challenge - Derivação esportiva do Cooper original feita para competições internacionais. O modelo terá uma unidade de força 1.6 com injeção direta de combustível e 210 cv.
Mitsubishi Lancer Sports Sedã - A marca nipônica disponibilizará o modelo com três motorizações: uma a diesel e duas a gasolina. O motor diesel será de 2.0 e 140 cv. Os propulsores gasolina 1.5 e 1.8 terão 110 cv e 144 cv, respectivamente.
Nissan NV 200 - A novidade da marca japonesa na Alemanha será uma van compacta conceitual desenvolvida pelo centro de design europeu da Nissan. O protótipo servirá como base de estilo às próximas vans.
Opel Vectra OPC - O braço europeu da GM levará até Frankfurt este ano uma versão "apimentada" do sedã desenvolvido pela divisão esportiva da marca, a OPC. Com um motor 2.8 V6, gerando 255 cv de potência, o carro se torna o mais rápido da fabricante.
Peugeot 308 RC Z - A variação mais esportiva e arrojada do médio 308 - sucessor do 307 - cujas versões hatch e SW também estarão presentes.
Porsche - A fábrica de Stuttgart terá pelo menos três destaques em Frankfurt: o superesportivo 911 Turbo GT2 , o Cayenne Hybrid e o recém-lançado Caymam S Design Edition 1.
Skoda Fabia Combi - A marca tcheca controlada pelo grupo Volkswagen mostrará a versão perua do hatch compacto. O modelo é o primeiro do grupo alemão a usar a plataforma de modelos pequenos, que servirá para a próxima geração do Polo.
Suzuki Splash - A grande aposta da marca japonesa será o hatch compacto Splash, feito na mesma plataforma do também pequeno Swift.
Volkswagen Tiguan - Em casa, a fábrica alemã levará oito são lançamentos, mas o carro-chefe é o utilitário-esportivo compacto, que vai competir com BMW X3 e o Toyota RAV4.
Clique no nome sublinhado para ver a foto do modelo

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES