UOL Carros

15/08/2007 - 15h22

Carros japoneses são os menos poluentes, diz estudo alemão

Da AFP
Em Frankfurt
OS CINCO MELHORES
Divulgação
Honda Civic Hybrid
Divulgação
Toyota Prius Hybrid
Divulgação
Citroën C1
Divulgação
Peugeot 107
Divulgação
Toyota Aygo
Os carros japoneses são os mais eficientes na hora de respeitar o meio ambiente, muito à frente dos construtores alemães, que ficaram para atrás nesse âmbito, revela um estudo apresentado nesta quarta-feira pelo clube automobilístico VCD, baseado na Alemanha.

Com modelos econômicos em combustível e que limitam as emissões de gases poluentes, além de serem poucos barulhentos, Honda, Toyota, Daihatsu e Mazda encabeçam a classificação estabelecida pelo VCD, que se define como uma alternativa ecológica frente ao maior clube automobilístico da Alemanha, o ADAC.

Os carros japoneses aparecem em sete dos dez primeiros lugares da lista geral, que mistura todos os tipos de automóvel de passeio (compactos, familiar e sete lugares). Os dois primeiros colocados são híbridos -- ou seja, rodam com gasolina ou diesel e eletricidade: o Honda Civic e o Toyota Prius. Só um veículo alemão, o Volkswagen Polo Blue Motion, e dois franceses, o Citroën C1 1.0 Advance e o Peugeot 107 Petit Flou 70, conseguiram ficar entre os dez melhores.

Numa lista só de compactos, os carros melhor classificados foram: 1º) Honda Civic Hybrid; 2º) Volkswagen Golf 1.4; 3º) Audi A3 1.9 Sportback e Volkswagen Golf BlueMotion; 5º) Mazda3 1.6 CD Sport e Mercedes A 160 CDI; 7º) Opel Astra 1.3; 8º) Hyundai i30 1.6, Skoda Fabia II e Toyota Auris 2.0.

Já entre os carros para a família, os dez melhores colocados foram: 1º) Toyota Prius (híbrido); 2º) BMW 318d Touring; 3º) Ford Focus 1.6 Turnier; 4º) Ford Focus C-MAX 1.6; 5º) Honda Civic 5dr; 6º) Seat Cordoba 1.4; 7º) BMW 320d Touring; 8º) BMW 318d; 9º) BMW 318i; 10º) Volvo S40 1.6

Progresso alemão
O VCD observou progressos entre os construtores alemães, que começam a desenvolver modelos menos poluentes, apesar de continuarem fabricando limusines, que consomem muito combustível.

OS DEZ MAIS "VERDES"
Honda Civic Hybrid
Toyota Prius (híbrido)
Citroën C1 1.0 Advance
Peugeot 107
Toyota Aygo
Daihatsu Cuore 1.0
Daihatsu Trevis 1.0
Volkswagen Polo BlueMotion
Daihatsu Sirion 1.0
Mazda2 1.3 MZR
Dos 350 veículos testados, o clube recomenda 71 cujas emissões de dióxido de carbono não superam as 140 gramas por quilômetro. A Comissão Européia quer reduzir este nível abaixo dos 120 gramas como média antes de 2012.

Concurso nos EUA
A lista de carros pouco poluentes da VCD junta-se a outras iniciativas que buscam unir o desenvolvimento tecnológico com o a preservação ecológica. Um outro exemplo é o concurso Automotive X-Prize (AXP), que está sendo realizado nos Estados Unidos e deve ter seu resultado anunciado em 2010. Serão avaliados carros que tenham um consumo igual ou melhor que 40 km/litro de combustível. Fabricantes como a Loremo, alemã, já têm protótipos ultra-econômicos na disputa pelo prêmio -- que será em dinheiro, além da colocação do carro em produção.

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES