UOL Carros

14/08/2007 - 13h14

Concurso nos EUA vai premiar carro que fizer ao menos 40 km/l

Da Redação

Reprodução

O Automotive X-Prize (AXP), um concurso para projetos de carros econômicos que dura dois anos e tem data de início marcada para 2009, já recebeu mais de 30 adesões de fabricantes automotivos. A proposta do AXP é estimular a indústria a criar veículos viáveis mecânica e comercialmente, e que façam pelo menos 40 km com cada litro de combustível (a medição nos padrões norte-americanos é de 100 milhas/galão).

O prazo de dois anos busca criar uma demanda pelos carros projetados, os quais deverão ser apresentados em eventos itinerantes ao redor dos Estados Unidos. O carro vencedor deve entrar na linha de produção.

Um veículo que já está inscrito é o L1, um protótipo da empresa alemã Loremo. Ele se baseia no LS Concept, que foi apresentado no Salão de Genebra em 2006 em duas versões, com motores a diesel de dois e três cilindros e capacidade para quatro passageiros. Mas eram apenas protótipos, que não podiam ser dirigidos.

A Loremo, segundo vem sendo divulgado pela mídia automotiva internacional, garante que o L1 vai conseguir obter um consumo de apenas 50 km/l. Além de tentar faturar o AXP, o L1 será usado para testes dinâmicos de direção.

Uma das empresas mais importantes entre as que disputam o prêmio é a Tesla Motors, da Califórnia, especializada em carros com motores elétricos. Do total de 31 inscritos, 24 são dos Estados Unidos, duas do Reino Unido, duas do Canadá, duas da Alemanha e uma da Suíça. O prêmio espera receber até 300 inscritos.

O prêmio tem um site oficial. Para incentivar a participação das empresas, chega a reproduzir uma previsão cataclísmica do escritor Lester Brown, um militante ecologista: "O socialismo ruiu porque ele não deixava o mercado contar a verdade econômica. O capitalismo pode ruir porque ele não permite ao mercado contar a verdade ecológica".

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES