UOL Carros

03/01/2007 - 20h04

Bate-papo UOL: Editor do Interpress Motor adianta novidades do mercado automobilístico em 2007

Divulgação

O jornalista Luís Perez participou na tarde dessa quarta-feira (03) de um bate-papo sobre as novidades no mercado automobilístico em 2007.



Editor do site Impress Motor, Perez adiantou o que será apresentado no Salão de Detroit, que acontece de 7 a 21 de janeiro. "Eu estava conferindo o material e é muita coisa: BMW Série 3 conversível, Chevy Maibu, Ford Interceptor Concept (foto), Nissan Rougue, Volco XC60 e por aí vai", revela o jornalista.



Além das novidades do mercado internacional, Perez comentou alguns modelos que serão fabricados no Brasil em 2007, falou sobre o motor Tetrafuel e o que será mais acessível para o consumidor de classe média.



Confira a seguir a íntegra do bate-papo que contou com a participação de 236 internautas.



(05:00:17) Luís Perez: Olá. Boa tarde a todos. Quero desejar um ótimo 2007 aos internautas do UOL. Aproveito ainda para dizer que, embora o mote do nosso bate-papo seja o gelado Salão de Detroit (EUA), estou aberto a qualquer tipo de pergunta, seja fazer uma retrospectiva de 2006, seja falar dos carros que vão chegar (ou ser fabricados) no Brasil neste ano, o que virá como importado, marketing, estratégia, vendas, comportamento etc. etc. etc. Sintam-se à vontade para perguntar qualquer coisa. Só não confio na memória para responder a dados de ficha técnica de automóveis, hein!



(05:01:27) carlos fala para Luís Perez: luís, vale a pena comprar um carro zero hoje? nao desvaloriza muito rápido?


(05:02:26) Luís Perez: Carlos, a maior desvalorização que ocorre na vida de um carro é quando ele sai da concessionária. Entre 20% e 30%. Mas você é que tem de pesar. Carro é vendido muito por emoção, e o cheiro de carro novo tem esse custo, concorda?




(05:02:32) Bullitt Kowalski pergunta para Luís Perez: Boa Tarde, pergunto se este ano finalmente o Gol Geração II (e não IV como dizem) vai ser substituído. Dizem que terá motor transversal até.

(05:03:31) Luís Perez: Bullitt, ao que tudo indica, com os investimentos que a VW anunciou no último salão, esse é um projeto para o próximo ano. Se você acompanha Interpress Motor, verá que está sendo planejada inclusive uma versão sedã do Gol, para competir com Siena, Clio e cia.




(05:03:45) denise fala para Luís Perez: luis, o que podemos esperar do salão de Detroit?

(05:05:30) Luís Perez: Nossa, Denise. Eu estava conferindo o material do salão e é muuuuita coisa. BMW Série 3 conversível, Chevy Maibu, Ford Interceptor Concept, Nissan Rougue, Volco XC60 (o segundo utilitário esportivo da marca sueca) e por aí vai. E também há boas surpresas, como um Mini conversível e o Smart Forfour pela primeira vez em solo americano...




(05:05:45) gata_90 fala para Luís Perez: luis, qual o melhor carro nacional hoje no mercado? o melhor custo/benefício?


(05:07:35) Luís Perez: Gata_90, sem sombra de dúvida, o melhor carro nacional lançado nos últimos anos, na minha modesta opinião, é o Honda New Civic. Agora, em termos de custo-benefício, a primeira pergunta que você tem de fazer é: "O que eu uso em um carro?" Se viaja muito, carrega bagagem, não vale a pena um hatchback (carro sem porta-malas saliente). Precisa de uma perua, de uma minivan, de um sedã... Então depende muito de quanto você quer investir e que uso faz do carro...




(05:07:46) Bullitt Kowalski pergunta para Luís Perez: O Salão de Detroit é o mais importante da América?

(05:09:14) Luís Perez: Bullitt, a resposta é: sim. Vale a pena dar uma conferida na cobertura. Você sabia que Detroit é um tremendo termômetro do que será lançado no mundo dali a alguns anos. Uma coqueluche mundial, o VW New Beetle, por exemplo, foi mostrado lá pela primeira vez em 1994. No ano passado, em abril, estive no Salão de Nova York e tentei provar para mim mesmo que o de NYC era melhor. Que nada!!! Apesar da neve, do frio etc., Detroit dá um banho!



(05:09:25) **AUDI TT** fala para Luís Perez: oq a Audi oferece para o ano de 2007 em relação a modelos conversiveis?

(05:10:59) Luís Perez: AUDI TT, teremos o TT Roadster. E para o Brasil ainda há outras maravilhas da marca alemã, como um dos melhores apresentados no último Salão de Paris (setembro de 2006), o R8. Sem falar da perua RS4 e do novo TT... Estamos cheios de novidades em conversíveis, mas infelizmente todas fora do Brasil. Aqui temos o Lobini...



(05:11:04) pato_donald fala para Luís Perez: Queria saber se vc já ouviu falar se estão planejando fazer carro flutuante.


(05:12:32) Luís Perez: pato_donald, é uma das propostas de carro do futuro. No comecinho de outubro foi apresentado aqui em São Paulo o Splash. Falta viabilizar comercialmente... Mas há outras propostas de automóveis do futuro. Porém nenhum que flutue no ar...




(05:12:35) sam fala para Luís Perez: vc acha que com o lançamendo do ncivic si aparecerao mais esportivos reais no brasil,naum só de aparência.

(05:13:58) Luís Perez: sam, sinceramente, eu acho que não. O Civic Si, que chega em fevereiro com um motor 2.0 16V de 192 cavalos, é lindo, potente etc., mas é mais um automóvel de imagem, algo como o Marea Turbo no fim dos anos 90, lembra? Vende pouco porque custa caro. As pessoas adoram, mas daí até assinar um cheque é bem diferente...



(05:14:05) LILICA fala para Luís Perez: qual sua opinião sobre o motor tetraful?

(05:15:37) Luís Perez: LILICA, sou favorável a tetra, penta, hexafuel... No caso a que você se refere, o do Siena Tetrafuel, provavelmente, o quarto combustível é gasolina pura, ou seja, não há utilidade prática no Brasil. Mas sou a favor da liberdade de escolha. E aí entra inclusive a liberdade de escolher por um carro apenas a gasolina... Só que o número de carros flex já bate em 82%...




(05:15:46) Tatá fala para Luís Perez: Em relação ao Salão de Detroit, qual você considera que será o lançamento mais "quente"? O que deve vir para o Brasil?

(05:17:45) Luís Perez: Tatá, eu acho que o lançamento mais quente do Salão de Detroit ainda não foi mostrado. O salão abre dia 7 para a imprensa e dia 13 para o público. Dos modelos já anunciados até aqui, eu gostei muito do Nissan Rogue, do Rolls-Royce Phantom Drophead Coupé e do Mini Sidewalk. Acho que só o Nissan vem para o Brasil, como importado, provavelmente apenas em 2008.



(05:18:01) Júlio fala para Luís Perez: Será que o novo carro popular da Ford vai emplacar?

(05:19:45) Luís Perez: Júlio. Opa, acho que vai emplacar e muito. Não sei se você leu no site, mas discute-se se o nome será Fly ou O2 (http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item15871.shl). Escrevam pra mim pra dizer qual preferem!!! Fato é que o Ka é um carro de nicho, vende pouco (coisa de 1.800, 1.900 unidades por mês), e a Ford precisa de um modelo de entrada. Acho que vai dar muito certo sim.




(05:20:00) Bullitt Kowalski pergunta para Luís Perez: Como é Detroit? É aquela cidade decadente que vimos nos filmes do Robocop? Ou é um cemitério de montadoras fechadas segundo o Michael Moore?

(05:22:27) Luís Perez: Bullitt, Detroit é uma São Bernardo do Campo com muita neve nesta época do ano. Uma vez fui cobrir o salão e em um dia perdi a hora e tive de pegar uma van que fez um atalho. A gente vê muitas casas queimadas (incêndios provocados para receber o seguro), carcaças de carros abandonados... Perguntei ao motorista: "O sr. quer me apresentar o outro lado de Detroit?" Ele: "Estou lhe apresentando o verdadeiro lado de Detroit". Mas claro que é uma cidade e, como tal, tem o lado bom e o ruim. Mas não espere grandes atrações turísticas, pois a cidade nasceu e ainda gira em torno da indústria automobilística...



(05:22:35) Sérgio fala para Luís Perez: Olá Luiz. Na sua opinião qual carro popular, fabricado no Brasil, mantém a melhor relação preço/desempenho? Abraços do seu tio!!!

(05:25:01) Luís Perez: Tio Sérgio, com certeza não é o seu Escort. Hoje sem dúvida é o Fiat Mille, um carro que se pagou há muito tempo e vive na lista de "top five"... Mas temos outras opções mais modernas, como o Chevrolet Celta... Dizem que o motorzinho Econo.Flex do Prisma equipará o Celta, mas ainda vai demorar um pouco, dado o sucesso que faz o Prisma, sua versão sedã. PS: que nepotismo você aqui!




(05:25:23) gaúcho fala para Luís Perez: o q vc acha do motor e do design do Eclipse comparado ao Audi TT?

(05:27:13) Luís Perez: gaúcho, briga boa, hein!? Eu prefiro o design do novo Audi TT. Sei lá, questão de gosto. Acho que tem mais detalhes classudos. Não gostei tanto assim do novo Eclipse (http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item15314.shl). Quanto a desempenho, não posso dizer, pois não dirigi o Eclipse... Mas pelas fichas eles têm desempenho muito semelhante.




(05:27:24) sales fala para Luís Perez: A GM tem algum projeto para 2007 com o Astra?

(05:28:45) Luís Perez: sales, se você perguntar à GM, claro que ela vai negar. O Astra atual está aí, vendendo, e qualquer anúncio pode fazer o consumidor entrar em compasso de espera. Mas a resposta é sim. A tendência é que até o final do ano se lance um Astra com a cara do europeu, abrindo caminho para que o mesmo seja feito com a Zafira.



(05:28:50) gata_90 fala para Luís Perez: é confiável comprar carro pela Intrenet? vc aconselha? porque às vezes é mais barato...


(05:30:41) Luís Perez: gata_90: Depende de quem você compra. Não é confiável comprar em lojas não confiáveis. Se você se refere ao carro de concessionária (ou da fábrica, que é representada pela concessionária), eu não vejo problema algum. A questão não é essa. O problema é: tem coisa melhor do que ver, tocar, cheirar, abrir e fechar a porta, ouvir o barulho do motor e fazer um test-drive? Se você me disser que comprar pela internet substitui essa série de sensações, eu aconselharia sim...


(05:31:00) Tatá fala para Luís Perez: Luís, li sua coluna sobre o exame de renovação da CNH e gostaria de saber se, na sua opinião, essa prova não é mais uma estratégia do governo para meter a mão no nosso dinheiro (sem contar que nunca dão uma explicação sensata sobre onde ele está sendo investido...), uma vez que muitas pessoas devem ter de repeti-la diversas vezes?

(05:34:10) Luís Perez: Tatá, eu não sei onde termina a vontade de arrecadar e onde começa a inépcia. Sinceramente, recebi alguns e-mails sobre essa coluna com gente narrando outros pontos bastante discutíveis desse exame. A gente não sabe onde está sendo investido assim como não sabe o que errou no teste para tentar aprender. Não é esse o princípio do aprendizado? Errar e tentar corrigir o que se errou? Pois nem essa transparência existe. Dei uma sugestão: obriguem o curso e contratem uma instituição como a Fuvest (que tem idoneidade e know-how) para elaborar a prova. Do jeito que está, como escrevi, é uma ode à decoreba...



(05:34:25) Ella_ABC pergunta para Luís Perez: OLá, boa tarde Luíz... O que vc diz do tuning, das modificações estruturais, das pinturas, dos projetos de som, etc?

(05:36:48) Luís Perez: Ella_ABC: é uma opinião bem pessoal. Não gosto de tuning. Mas pura questão de gosto. Há quatro ou cinco anos houve uma onda tuning no Brasil e ela caiu. Ficou a velha e boa personalização, preparação, que não é uma onda, não é um modismo nem uma coisa nova. Sou contra modificações estruturais que comprometam a segurança. Imagine quanto não foi investido em engenharia para chegar alguém e desfazer esse trabalho... Mas curto muito projetos de som diferentes. Adoro eletrônicos e pinturas diferentes, que reflitam a criatividade do personalizador.




(05:36:51) own fala para Luís Perez: porque um carro de 30 mil dólares chega aqui, por importação, custando 300 mil reais? os impostos chegam mesmo a 150% do valor do carro?

(05:37:55) Luís Perez: own, acho que a conta não é essa. Eu diria que eles chegam a R$ 120 (quatro vezes o valor do carro...). Não sei de onde você tirou esse dado, mas empiricamente é isso o que eu tenho visto.



(05:38:03) Verinaldo fala para Luís Perez: Está nos meus plano comprar o TRACKER da GM. Como é um carro relançado, gostaria de saber sua opinião a respeito do carro.


(05:39:20) Luís Perez: Verinaldo, é um ótimo carro, que só deixou o país porque acabou ficando caro demais na motorização diesel. Você só tem e saber que estará adquirindo um modelo agora a gasolina, sujeito a todas as oscilações de preço. Além disso, não é um pseudo-"off-road".




(05:39:26) Henrique fala para Luís Perez: Ola Luis, eh o Henrique, tudo bem? Gostaria de saber tua opiniao sobre os utilitarios. A Nissan esta com o Murano, a Volks com o Touareg, a BMW com a X5, entre tantos modelos. Eles perderam a vocacao de off-road, levando para a cidade somente o estilo, ou se colocados "no barro", eles tem bom desempenho?

(05:41:14) Luís Perez: Oi, Henrique (o Henrique é um assíduo leitor da revista de aviação em que trabalhei; daí seu gosto por esses outros "aviões"). Eu acredito no desempenho desses carros no barro, sim. O X5, por exemplo, herdou muito dos Land Rover, assim como a Nissan tem uma enorme tradição em fora-de-estrada. O problema de colocar esses carros na lama é a pena que dá.




(05:41:23) Robson fala para Luís Perez: Qual é a cor predominante do segmento?

(05:42:13) Luís Perez: Robson, como assim? Estudos mostram que só se vê por aí carro preto e prata. E já virou efeito Tostines. Não se sabe se vendem mais porque é preto e prata ou se são preto e prata porque vendem mais.



(05:42:23) DOUTOR FILOSOFO! fala para Luís Perez: quais as novidades mais acessiveis para o consumidor de classe media.

(05:44:44) Luís Perez: DOUTOR FILOSOFO, depende... Temos ótimas opções até R$ 30 mil, caso do próprio Prisma (se bem que com opcionais etc. ele já passou dos R$ 30 mil...). Mas tivemos neste ano vários modelos interessantes, como SpaceFox, Polo, Idea Adventure, entre outros um pouco mais caros, como Civic, Fusion, Jetta.



(05:44:51) anus_novo_hxh27a fala para Luís Perez: Luis, o que voce espera ou já sabe sobre a atuação da Ford em 2007? Quais projetos e quais perspectivas de renovação dos modelos?

(05:46:20) Luís Perez: anus_novo_hxh27a: muitas novidades quentes! No final deste mês teremos a reestilização do Fiesta, depois teremos a do EcoSport e, mais para o final do ano (ou início de 2008), o novo carro de entrada, que pode se chamar Fly ou O2, como a gente publicou ontem.



(05:46:42) John fala para Luís Perez: O Audi Q7 recebeu muitos prêmios em 2006. Na sua opinião eles foram merecidos?

(05:47:44) Luís Perez: John, foram sim. É um ótimo carro. Quando passar em uma autorizada Audi, peça ao vendedor que lhe mostre a câmera que mostra no painel o que há na traseira, e o dispositivo que o ajuda a estacionar...




(05:47:48) thiago fala para Luís Perez: qual e o melhor sedan nacional?

(05:48:58) Luís Perez: thiago, o ano passado foi o ano de belos sedãs, como o Fusion, o Mégane (injustiçado por vender pouco, pois é um ótimo carro), o Peugeot 307 Sedan, entre outros. Mas o melhor, para mim, é o Honda Civic.



(05:49:08) John fala para Luís Perez: Luís, o que vale mais a pena: Pagar R$ 30 mil em um Ford Ka completíssimo, com boa motorização, ou invetir os mesmos R$ 30 mil em um carro maior, mas com menos acessórios...??

(05:50:39) Luís Perez: John, vai do seu gosto. Se você é fã do Ka e quer um carro equipado, vá em frente. Infelizmente eu só não acho que você vá completar muito o Ka com R$ 30 mil. Acho que com R$ 30 mil você compra muito pouca coisa. Esqueci de mencionar, em uma pergunta anterior, que há boas opções de carros usados e seminovos no mercado. Lá se vai o mito do carro zero-quilômetro.




(05:50:44) mauro henrique fala para Luís Perez: Ola Boa tarde Luis, muito se vem discutindo sobre os novos lançamentos da Fiat, Grande Punto e Linea, será que com o lançamento destes carros teremos espaço para o Novo Fiat Bravo? Na sua opinião ele tem chances de ser lançado aqui?

(05:51:32) Luís Perez: mauro henrique, acho difícil. Mais quente seria apostar em Grande Punto e Linea.



(05:51:40) Henrique fala para Luís Perez: Luis, qual a tua opiniao sobre o design futurista dos atuais modelos da Citroen? Eles atraem o publico com o desenho futurista, como o do C4 e do C6 por exemplo?

(05:53:04) Luís Perez: Henrique, eu adoro esse design futurista. Se você entrar no site dos fabricantes franceses, verá que é uma tendência interessante. E gostaria de perguntar a você e aos outros internautas: já não houve um carro que você achou superfuturista e, tempos depois, esse design foi incorporado à paisagem? Tenho vários exemplos disso.




(05:53:09) Bullitt Kowalski pergunta para Luís Perez: Noto que as montadoras daqui estão tentando atrasar uma geração em relação aos carros vendidos na Europa, além de projetarem carros mais baratos, convenientes ao bolso dos países do 3° mundo. Se não fosse a alta carga tributária nos veículos será que não teríamos carros mais modernos e bem acabados?

(05:54:58) Luís Perez: Bullitt, é uma conjunção de fatores. Claro que impostos têm a ver. Mas não é só. E o que está ocorrendo não é apenas atraso de geração. O Brasil tem produzido aqui modelos bem interessante já há algum tempo (exemplo disso é a Chevrolet Meriva). Uma melhora passa pela equação impostos, sim, mas também mercado interno, financiamentos (nunca se financiou tanto carro) e, a meu ver, até educação.




(05:55:02) Eliseo pergunta para Luís Perez: Ouvi dizer que o modelo Astra Sedan vai sair de linha e que somente sera fabricado o Astra Hatch em modelo europeu. Verdade?

(05:55:56) Luís Perez: Eliseo, não estou sabendo disso não. A gente ouve dizer (e até lê) muita coisa que depois não se concretiza. Mas não vejo por que a GM sairia desse segmento importante no Brasil.



(05:56:06) Dido loko pergunta para Luís Perez: o Chirsler 300c tem chance no mercado nacional ou ele é carro demais para o brasileiro?

(05:56:58) Luís Perez: Dido loko, esse é um exemplo de carro que vem em poucas unidades para o Brasil, assim como tem acontecido já há algum tempo com toda a linha Chrysler. Eu adoraria ver a rua repleta de PT Cruiser!!!



(05:57:00) Henrique fala para Luís Perez: Luis, porque o modelo Smart nao deu certo no mercado brasileiro? Por ser um modelo pequeno nao seria ideal para o transito paulista?

(05:58:20) Luís Perez: Henrique, nem se cogitou ter o Smart aqui. A não ser importado de forma independente, claro. Acho que condições do piso e preço seriam proibitivos. Se você fala da produção em Juiz de Fora (MG), é uma história mais longa.




(05:58:56) Luís Perez: Pessoal, foi um prazer participar do bate-papo. Quem quiser conhecer o site basta entrar em www.uol.com.br/interpressmotor. Toda semana enviamos um boletim com as novidades do mundo automotivo. Quem quiser recebê-lo pode se cadastrar em www2.uol.com.br/interpressmotor/cada.shl. Quem quiser entrar em contato pode escrever para mim no lperez@interpress.com.br e, por favor, vamos colocar Interpress Motor nos favoritos! Abração! Tchau!!!

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES