Melhores carros e projetos

Prêmio UOL Carros 2018

Leonardo Gepp/UOL Carros

Melhores carros e projetos de 2018

Toyota e Volkswagen venceram duas categorias cada no Prêmio UOL Carros 2018, realizado nesta terça-feira (27). A premiação, que está em sua segunda edição, também reconheceu o McLaren Senna como "Destaque do Salão do Automóvel 2018" -- única categoria com voto popular.

A marca japonesa levou a melhor na categoria "Sustentabilidade", com o projeto de desenvolvimento nacional do sistema "Híbrido Flex" e também teve o "Destaque do Ano", com o Toyota Yaris levando o principal troféu da noite.

A Volkswagen venceu as categorias "Melhor SUV Importado", com o Volkswagen Tiguan Allspace, e "Melhor Picape", com a Volkswagen Amarok V6.

O corpo de jurados definiu os vencedores de oito das nove categorias sempre considerando produtos e ações que foram lançados comercialmente ou tenham ocorrido de fato nesta temporada. Ou seja, só concorreram carros, produtos e projetos apresentados e efetivados (data de lançamento, preço ao consumidor, uso prático, instalação) até novembro de 2018.

Toda a premiação foi transmitida ao vivo no YouTube de UOL Carros, na página oficial no Facebook, bem como no perfil no Instagram do UOL e de UOL Carros.

"Conquista do objetivo"

"Estamos muito contentes por receber dois prêmios, um com o projeto do Toyota Prius Híbrido Flex, outro com o Yaris. O Yaris, 'Destaque do Ano', é um projeto que foi elaborado com muito carinho, com a colaboração dos nossos concessionários, dos nossos fornecedores e, principalmente, com toda a família Toyota, tanto da parte de marketing e vendas, quanto da engenharia", afirmou Celso Simonura, vice-presidente de Compras, Pesquisa e Desenvolvimento e Relações Governamentais da Toyota do Brasil.

Já Maurilio Pacheco, gerente de produto da marca, destacou a vitória na categoria "Destaque do Ano", a principal da premiação: "É um orgulho, uma realização, a conquista de um objetivo receber esse prêmio do Yaris. Dedico para todo mundo no Brasil que trabalhou por anos para trazer esse carro. É lógico, dedicar esse prêmio a nossos clientes, que estão fazendo do Yaris um grande sucesso.

"Estar fazendo o Prêmio UOL Carros com esta dimensão e grandiosidade e poder materializar a relevância de UOL Carros no setor automotivo, como principal veículo digital de produção de conteúdo do Brasil, é muito importante", afirmou André Vinicius, diretor executivo de Publicidade do UOL.

Diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello ressaltou ainda os números recordes de audiência, que reiteram a liderança como maior empresa de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, bem como de UOL Carros: "Neste mês [de outubro] batemos o recorde histórico de audiência de UOL Carros, com eventos como o Salão do Automóvel, passando de 10 milhões de visitantes únicos no mês, e também batemos recorde incrível em outubro com a maior audiência da história do UOL, com 102 milhões de visitantes únicos". Segundo o executivo, "é adequado que o Prêmio UOL Carros esteja deste tamanho e que próxima [edição do prêmio] seja bem maior". 

Todos os vencedores

Tendo a jornalista e apresentadora Millena Machado como mestre de cerimônias, o Prêmio UOL Carros 2018 reuniu executivos, engenheiros e assessores das principais empresas do setor automotivo do país, diretores do UOL e grandes nomes do jornalismo especializado em automóveis no Villa Bisutti/Espaço 011, em São Paulo (SP). 

Veja abaixo os vencedores e demais concorrentes de cada categoria:

Sustentabilidade

Vencedor: Toyota - Híbrido Flex: desenvolvimento de motor híbrido que usa tanto gasolina, quanto etanol, aqui no Brasil.

Os outros finalistas foram: FCA/Tamar - Programa de Biodiversidade; General Motors - Fábrica verde de Gravataí (RS); HPE Brasil/Mitsubishi - Pró Verde/Pró Brasil; Volkswagen - Certificação de Gestão Energética da fábrica de SBC (SP).

Mobilidade

Vencedor: Eletrovia Rio-SP - BMW/EDP/Postos Ipiranga: seis postos ligando as duas maiores cidades e o principal corredor viário do país.

Os outros finalistas foram: Acessibility  Mat - Ford do Brasil (tapete do Ecosport redesenhado como rampa de acesso a cadeirantes); Eletrovia Paraná - Copel/Itaipu Binacional/ABB (postos de recarga ligando Paranaguá ao Oeste do Paraná); Projeto Biomob - Nissan do Brasil/Biomob/L'Oreal (aplicativo de mapeamento social de estabelecimentos acessíveis a PCD); Volvo Eletropontos - Volvo/Rede Iguatemi/Grupo Pão De Açucar/Efacec (250 postos de recarga para carros eletrificados em todo o país, 125 disponíveis em 2018).

Melhor Tecnologia/Inovação

Vencedor: Volvo XC40: veículo semi-autônomo mais barato do país.

Os outros finalistas foram: BMW i3 2019; Mercedes-Benz C 200 EQ Boost; Renault K-Commerce (plataforma de venda 100% online do Kwid); Volkswagen manual cognitivo (manual digital e virtual do Virtus).

Melhor Picape

Vencedor: Volkswagen Amarok V6.

As outros finalistas foram: Chevrolet S10  Midnight; Fiat Toro Endurance; Nissan Frontier 2019; Toyota Hilux 2019.

Melhor Importado

Vencedor: Ford Mustang.

Os outros finalistas foram: BMW X2; Peugeot 5008; Volkswagen Jetta 2019; Volvo XC40.

Melhor SUV Importado

Vencedor: Volkswagen Tiguan  Allspace.

Os outros finalistas foram: Jaguar E-Pace; Lifan  X80; Mitsubishi Eclipse Cross; Porsche Cayenne.

Melhor SUV Nacional

Vencedor: Citroën  C4 Cactus.

Os outros finalistas foram: Caoa  Chery  Tiggo 2; Ford Ecosport  Storm; Honda HR-V 2019; Jeep  Renegade 2019.

Destaque do Salão do Automóvel 2018 (voto popular)

Vencedor: McLaren Senna.

Destaque do Ano

Vencedor: Toyota Yaris.

Os outros finalistas foram: Citroën C4 Cactus; Fiat Cronos; Ford Ka 2019; Volkswagen Virtus.

O júri

Altamente especializado, o júri do Prêmio UOL Carros 2018 foi composto por nove jornalistas renomados do eixo Rio-SP e também do Nordeste: Eugênio Augusto Brito (jornalista, editor de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Andre Deliberato (jornalista, engenheiro, editor-assistente de UOL Carros), Leonardo Felix (repórter de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Vitor Matsubara (repórter de UOL Carros), Murilo Góes (jornalista fotográfico, editor de imagens de UOL Carros), Joel Leite (colunista de UOL Carros, radialista, especialista em Meio Ambiente e Semiótica), Benê Gomes (jornalista, editor do programa Auto+), Jorge Moraes (jornalista, influenciador digital, editor do Diário de Pernambuco, apresentador do Auto Motor, colunista da rádio CBN/PE) e Fernando Miragaya (jornalista, editor do Autorama Podcast, colaborador do UOL, ex-editor dos jornais Globo, Extra, Estadão).

Todos os vencedores

  • Destaque do Ano: Toyota Yaris

    Qual carro mais deu o que falar em 2018? Qual carro mais atiçou a curiosidade do consumidor, mais movimentou conversas entre amigos, perguntas a especialistas e apostas? Qual carro herda cetro e coroa do Volkswagen Polo, "Destaque do Ano" de 2017? Sem sombra de dúvidas, o Yaris, principal aposta da Toyota do Brasil no ano. É melhor que o Etios? É tão bom quanto o Corolla? É espaçoso? Motor e câmbio são bons? É confortável? Tem equipamentos modernos ou é peladão? Todo mundo aqui em UOL Carros -- e também todos os jornalistas do juri do Prêmio UOL Carros 2018 -- ouviu cada uma destas questões dezenas de vezes antes mesmo do lançamento oficial do compacto premium (hatch e sedã) em agosto. Foi, sem dúvida, o modelo mais aguardado do ano. ois a Toyota não brincou em servço e apresentou boas opções em ambas, ainda que o hatch esteja mais bem posicionado.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor Importado: Ford Mustang

    Por mais que a indústria automotiva nacional esteja cada vez mais variada e repleta de modelos cada vez mais avançados, modelos importados ainda povoam o imaginário do comprador de carros como "topo da pirâmide" -- e 2018 foi repleto de novidades nos mais variados segmentos, de SUVs queridíssimos a esportivos de alta performance. Na segunda edição do Prêmio UOL Carros, a disputa foi quente e definida justamente no fator "aspiracional". Importados ainda são modelos que servem não só para ir do ponto A ou B com mais segurança e conforto, mas também para fazer isso sendo desejado, visto. Deu Ford Mustang. Demorou a vida toda, literalmente, para o modelo chegar de forma oficial ao Brasil. Só em março deste ano, o Mustang começou a ser vendido pela Ford do Brasil, com preço de R$ 300 mil. Só com isso, já desbancou o rival máximo Chevrolet Camaro, seu concorrente histórico desde os anos 1960.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor SUV Nacional: Citröen C4 Cactus

    Todo mundo quer um SUV. Ponto. É a categoria que mais se amplia no país, já perfazendo uma venda em cada quatro. Falando de SUVs compactos, na categoria mais acessível a diferentes bolsos, praticamente todos os grandes competidores se atualizaram este ano. A renovação vai seguir intensa em 2019 e 2020, uma vez que esse seguirá como produto preferido por quem procura um automóvel. Assim, a edição 2018 do Prêmio UOL Carros, a segunda realizada pela maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais do Brasil, dividiu sua escolha: SUVs nacionais e SUVs importados. Falando de "Melhor SUV Nacional", tivemos uma disputa entre os principais nomes de compactos do mercado, com duas boas novidades. E o vencedor foi justamente o inédito Citroën C4 Cactus. Inédito até para a marca, já que representa sua estreia no segmento, ainda que muitos o vejam como um Crossover, um hatch anabolizado.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor SUV Importado: Volkswagen Tiguan Allspace

    Responsável por mais de 24% das vendas de automóveis no Brasil, o segmento de SUVs é o que mais cresce no país. Assim, o Prêmio UOL Carros 2018 se viu na obrigação de representar melhor a vontade do consumidor brasileiro dobrando a escolha do melhor no segmento: temos uma categoria para SUVs fabricados no país e outra para SUVs importados. A importância desta carroceria no cenário automotivo nacional é tanta, que uma terceira categoria teve um SUV como vencedor: o Volvo XC40 foi eleito o modelo com "Melhor Tecnologia/Inovação" nesta edição de 2018. Ele é o modelo mais barato do Brasil a contar com tecnologia semi-autônoma. Falando especificamente da categoria "Melhor SUV Importado", ninguém deu mais o que falar, rendeu tantos questionamentos e foi alvo de tantos olhares quanto a segunda geração do Volkswagen Tiguan.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor Picape: Volkswagen Amarok V6

    Para quem faz questão da robustez de uma picape média e também quer desempenho, a Volkswagen Amarok V6, lançada no começo do ano, foi o destaque. E para quem entende de mercado, também: o modelo adianta em um ano tendência que deve tomar conta do cenário em 2019, com motores mais fortes equipando picapes para uma pegada mais esportiva e tecnológica, até. Já foi o tempo em que os utilitários se valiam apenas de atributos como mecânica forte, bom espaço e ótima capacidade de carga -- itens que a Amarok também tem, mesmo tendo surgido recentemente no mundo. Equipada com motor turbodiesel de 3 litros, seis cilindros em "V", é capaz de render 225 cavalos de potência e 56,1 kgfm, aliados ao excelente gerenciamento do câmbio automático de oito velocidades, além da tração integral.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Sustentabilidade: Toyota Híbrido Flex

    O vencedor da categoria "Sustentabilidade" do Prêmio UOL Carros 2018 representa mais que um processo produtivo voltado ao ao uso racional de recursos naturais em escala industrial -- projetos que além de reduzirem a "pegada ambiental" podem melhorar a imagem das empresas perante o público. A Toyota apresentou um modelo motriz limpo e desenvolvido nacionalmente, o sistema "Híbrido Flex", que une um motor elétrico a outro motor a combustão que pode ser abastecido com gasolina ou etanol. Pioneiro no mundo, o sistema híbrido flex da Toyota está sendo lançado oficialmente nesta quinta-feira (13), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. Esse sistema é mais econômico e eficiente que um sistema flex convencional e mais limpo que um similar híbrido só a gasolina ou diesel. UOL Carros pode apontar, porém, que este projeto servirá não apenas a uma configuração flex do Prius, mas também à nova geração do Corolla, carro médio mais vendido do país -- o sedã médio será apresentado, de fato, em 2019.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Mobilidade: "Eletrovia Rio-SP"

    2018 foi o ano da "virada de chave" para o Brasil. Até então, falar de eletrificação, condução autônoma e compartilhamento de veículos era pedir para ver sobrancelhas erguidas e ouvir piadas pesadas. Agora, já é possível planejar sua viagem a bordo de veículos híbridos plug-in e elétricos entre cidades, sem medo nenhum de passar vergonha. Soluções planejadas foram anunciadas no país. O Salão do Automóvel de São Paulo foi marcado por apresentações concretas, com datas de chegada e valores de carros e também infraestrutura. E mesmo do evento houve movimentação do governo, com definições importantes (regulamentação do serviço de recarga e tabela de IPI incluindo modelos eletrificados), bem como de fabricantes, com projetos. O principal, pelo porte pela velocidade de operação, foi o da chamada Eletrovia Rio-São Paulo, vencedora da categoria "Mobilidade" do Prêmio UOL Carros 2018, criada especialmente para ressaltar este momento.

    Imagem: Divulgação
  • Melhor Tecnologia/Inovação: Volvo XC40

    Estamos no final da segunda década do século 21 e o simples ato de ir do ponto A ao ponto B em um automóvel ainda é uma operação arriscada demais, bizarra e infelizmente. Segundo dados recém-publicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), acidentes de trânsito causam a morte de 1,35 milhão de pessoas no mundo ao ano, número que vem aumentando. No Brasil, ainda temos um trânsito que mata 60 mil pessoas ao ano: estradas são ruins, motoristas são mal instruídos e os carros estão melhorando, mas ainda são, em grande parte, inseguros. Morrem motoristas, mas também motociclistas, pedestres, adultos e crianças. Segundo a própria OMS, a saída ideal para reduzir mortes no trânsito seria seguir os passos de 48 países altamente desenvolvidos: uma mistura de boa educação, leis rigorosas e carros muito seguros. Algo que nem sempre cabe no dia a dia do mundo real de países em desenvolvimento... como o Brasil. Por isso, os jurados do Prêmio UOL Carros 2018 escolheram, com 177 pontos e boa vantagem, o Volvo XC40 como vencedor da categoria "Melhor Tecnologia/Inovação" do ano. É, simplesmente, o carro semi-autônomo mais barato do Brasil. E segurança não tem preço, sobretudo quando é acessível a mais pessoas.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Destaque do Salão: McLaren Senna

    Ninguém reuniu mais fãs durante o Salão do Automóvel de São Paulo 2018 do que o supercarro de R$ 8 milhões eleito pelo público. Entre conceitos, novas versões e mesmo gerações de carros campeões de lojas e superando até a aparição de supermáquinas como Lamborghini Urus, Ferrari 488 Pista, Porsche 911 GT2 RS e Mercedes-AMG Project One, um modelo fez o público sonhar acordadado no São Paulo Expo -- o McLaren Senna. No evento visitado por 742 mil pessoas em 10 dias (entre 10 e 18 de novembro), o mais olhado, fotografado, citado e votado foi o supercarro da Mclaren feito na Inglaterra, com vendas limitadas e esgotadas em todo o mundo e preço para poucos.

    Imagem: Murilo Góes/UOL

A premiação

Veja os destaques do Prêmio UOL Carros 2018

Curtiu? Compartilhe.

Topo