Melhor Importado

Prêmio UOL Carros 2018

Murilo Góes/UOL

Ford Mustang: 185 pontos

Por mais que a indústria automotiva nacional esteja cada vez mais variada e repleta de modelos cada vez mais avançados, modelos importados ainda povoam o imaginário do comprador de carros como "topo da pirâmide" -- e 2018 foi repleto de novidades nos mais variados segmentos, de SUVs queridíssimos a esportivos de alta performance.

Na segunda edição do Prêmio UOL Carros, a disputa foi quente e definida justamente no fator "aspiracional". Importados ainda são modelos que servem não só para ir do ponto A ou B com mais segurança e conforto, mas também para fazer isso sendo desejado, visto. Deu Ford Mustang. 

Demorou a vida toda, literalmente, para o modelo chegar de forma oficial do Brasil. Só em março deste ano, o Mustang começou a ser vendido pela Ford do Brasil, com preço de R$ 300 mil. Só com isso, já desbancou o rival máximo Chevrolet Camaro, seu concorrente histórico desde os anos 1960.

Mas não parou: a versão trazida ao país dos Estados Unidos, a GT Premium Performance Pack, aposta tanto no visual agressivo, quanto no desempenho, ok. Mas tem também tecnologia para não fazer feito frente a nenhum modelo europeu de alto padrão -- aliás, ele bateu o Mercedão AMG E 43.

Motorzão 5.0 V8 naturalmente aspirado tem 466 cavalos, tração é traseira e câmbio é o automática de dez marchas. Tudo para fazer o 0-100 km/h em 4,3 segundos. Mas o Mustang também pode ser usado no dia a dia, com painel de instrumentos totalmente digital e configurável, suspensões acertadas para o Brasil (não raspa em toda e qualquer lombada, valeta e saída de garagem como os rivais), amortecedores com ajuste magnético e amenidades como central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado digital e até controles semi-autônomos (ACC, frenagem automática e curvas). Um espetáculo.

ler mais

Encarou até alemão

Mercedes-AMG E 43 x Mustang

Outros finalistas

  1. 2

    Volvo XC40: 184 pontos

    Na trave! A disputa de "Melhor Importado" foi a mais apertada de toda a premiação. Já com o troféu de "Melhor Tecnologia/Inovação" nas mãos, o Volvo XC40 ficou a um pontinho do Mustang. Repleto de equipamentos (seis arbags, frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa, alerta de colisão, seis airbags e Isofix) e com a possibilidade de ser o modelo semi-autônomo mais barato do Brasil, o XC40 perdeu em detalhes. Mas foi uma disputa honrada.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  2. 3

    Peugeot 5008: 125 pontos

    Irmão maior do Peugeot 3008, duplamente vencedor do Prêmio UOL Carros 2017 ("Melhor SUV" e "Melhor Importado"), o 5008 tem boas credenciais. Mais longo (20 cm a mais de comprimento -- 4,64 m -- e 17 cm extras de entre-eixos -- 2,84 m), usa o 1.6 THP turbo (só gasolina) de 165 cv e 24,5 kgfm, com câmbio 6 AT e tração dianteira. Tem seis airbags, assistentes semi-autônomos (frenagem, leitor de placas com conversão em velocidade programada, faróis e ACC automáticos). Porém, estilo (é SUV ou monovolume?) e dinâmica são piorados para o 3008, sendo maior e mais pesado. Preços (R$ 176 mil iniciais) tiveram aumento substancial em pouco tempo.

    Imagem: Divulgação
  3. 4

    VW Jetta 2019: 120 pontos

    A nova geração do sedã médio mexicano traz um conceito diferente da anterior. Porte maior, visual mais refinado que esportivo e foco no conforto. Na cabine, painel de instrumentos pode ser o digital de 12,3 polegadas (Polo, Virtus, Tiguan) com iluminação ambiente (10 opções de cores). Há frenagem automática pós-colisão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de distância do veículo à frente, seis airbags, faróis com LED e isolamento acústico primoroso. Mas faltam saída traseira do ar-condicionado, aletas no volante para trocas de marcha, além de opção ao onipresente motor 1.4 TSI (150 cv).

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  4. 5

    BMW X2: 106 pontos

    Quem gosta da posição elevada de dirigir e busca estilo e esportividade tem no alemão BMW X2 uma opção interessante. Construído sobre a mesma plataforma do X1 (os mesmos 2,67 m de entre-eixos), traz carroceria mais curta e larga, além de visual empolgante, com grade de "duplo rim" alargada, faróis full-LED e traseira curta (porta-malas de apenas 370 litros). Quatro pessoas se acomodam confortavelmente. Acelera bem, graças ao motor 2.0 turbo de 192 cv e 28,6 kgfm, com transmissão de dupla embreagem e sete marchas. Faltam, porém, tração integral, multimídia mais avançado e controles semi-autônomos.

    Imagem: Murilo Góes/UOL

Prêmio UOL Carros 2018

Com a chancela de ser realizado pela equipe editorial da maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, o Prêmio UOL Carros chega à segunda edição prestigiando, mais do que lançamentos do mercado automotivo brasileiro (em oito categorias, incluindo o "Destaque do Ano"), também projetos de mobilidade, ações de sustentabilidade e tecnologias que movimentaram o setor.

São oito categorias definidas pelo voto de júri especializado: "Destaque do Ano" (a principal categoria), "Sustentabilidade", "Mobilidade", "Melhor Tecnologia/Inovação", "Melhor Importado", Melhor SUV Nacional", "Melhor SUV Importado" e "Melhor Picape". Em cada categoria, são cinco finalistas.

O júri

Tendo a jornalista e apresentadora Millena Machado como mestre-de-cerimônias, o Prêmio UOL Carros 2018 reuniu ainda executivos, engenheiros e assessores das principais empresas do setor automotivo do país, diretores do UOL e grandes nomes do jornalismo especializado em automóveis. 

Altamente especializado, o júri que definiu o resultado da premiação é composto por nove jornalistas renomados do eixo Rio-SP e também do Nordeste. São eles: Eugênio Augusto Brito (jornalista, editor de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Andre Deliberato (jornalista, engenheiro, editor-assistente de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Leonardo Felix (repórter de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Vitor Matsubara (repórter de UOL Carros), Murilo Góes (editor de imagens de UOL Carros), Joel Leite (colunista de UOL Carros, radialista, especialista em Meio Ambiente e Semiótica), Benê Gomes (jornalista, editor do programa Auto+), Jorge Moraes (jornalista, influenciador digital, editor do Diário de Pernambuco, apresentador, colunista da rádio CBN/PE) e Fernando Miragaya (jornalista, editor do Autorama Podcast, colaborador do UOL, ex-editor dos jornais Globo, Extra, Estadão).

Em cada categoria, os votos de cada jurado foram transformados em pontos, cuja soma e ranqueamento definiram vencedores e demais colocados.

Além disso, em ano de Salão do Automóvel de São Paulo, temos a escolha do "Destaque do Salão do Automóvel 2018". É uma categoria singular, por contar com o voto popular diretamente no estande de UOL Carros.

Ampliado e melhorado

André Vinicius, diretor executivo de Publicidade do UOL, ressalta o maior porte da premiação de 2018. 

"Estar fazendo o Prêmio UOL Carros com esta dimensão e grandiosidade e poder materializar a relevância de UOL Carros no setor automotivo, como principal veículo digital de produção de conteúdo do Brasil, é muito importante", afirmou.

Diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello apontou ainda os números recordes de audiência, que reiteram a liderança como maior empresa de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, bem como de UOL Carros: "Neste mês [de outubro] tivemos recorde de audiência de UOL Carros, com eventos como o Salão do Automóvel, passando de 10 milhões de acesso no mês, e também batemos recorde incrível em outubro com a maior audiência da história do UOL, com 102 milhões de visitantes únicos".

Segundo o diretor, "é adequado que o Prêmio UOL Carros esteja deste tamanho e que próxima [edição do prêmio] seja bem maior".

Todos os vencedores

Os melhores do setor automotivo

Categorias do Prêmio UOL Carros

  • Destaque do Salão de SP

    McLaren Senna: carro de R$ 8 milhões é eleito pelo público

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Sustentabilidade

    Vencedor: Toyota - Híbrido Flex: 196 pontos. 2º HPE/Mitsubishi - Pró Verde/Pró Brasil: 146. 3º FCA/Tamar: 138. 4º GM - Fábrica Verde de Gravataí (RS): 127. 5º Volkswagen - Gestão Energética de SBC (SP): 113.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Mobilidade

    Vencedor: Eletrovia Rio-SP: 182 pontos. 2º Eletrovia PR: 159. 3º Projeto Biomob: 148. 4º Ford Accessibility Mat: 125. 5º Eletropontos Volvo: 106.

    Imagem: Divulgação
  • Melhor Tecnologia/Inovação

    Vencedor: Volvo XC40, semi-autônomo mais barato do Brasil: 177 pontos. 2º Volkswagen Manual Cognitivo em aplicativo no celular: 145. 3º Renault K-Commerce, venda online do Kwid: 139. 4º Mercedes-Benz EQ Boost, motor com sistema "mild-hybrid" do novo Classe C: 130; 5º BMW i3 2019, carro elétrico remodelado: 129.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor Picape

    Vencedora: Volkswagen Amarok V6: 225 pontos. 2º Toyota Hilux 2019: 148. 3º Nissan Frontier 2019: 135. 4º Chevrolet S10 Midnight: 108. 5º Fiat Toro Endurance: 104.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor SUV Importado

    Vencedor: Volkswagen Tiguan  Allspace: 191 pontos. 2º Mitsubishi Eclipse Cross: 155. 3º Jaguar E-Pace: 148. 4º Porsche Cayenne: 132. 5º Lifan X80: 94.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor SUV Nacional

    Vencedor: Citroën C4 Cactus: 204 pontos. 2º Jeep Renegade 2019: 139. 3º Caoa-Chery Tiggo 2: 132. 4º Honda HR-V 2019: 124. 5º Ford Ecosport Storm: 121

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor Importado

    Vencedor: Ford Mustang: 185 pontos. 2º Volvo XC40: 184. 3º Peugeot 5008: 125. 4º Volkswagen Jetta: 120. 5º BMW X2: 106.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Destaque do Ano

    Vencedor: Toyota Yaris. Outros finalistas: Citroën C4 Cactus; Fiat Cronos; Ford Ka 2019; Volkswagen Virtus.

    Imagem: Arte UOL

Curtiu? Compartilhe.

Topo