Topo

Ford vai fechar fábrica de motores no Reino Unido, diz emissora britânica

Logo da Ford - Amanda Perobelli/Reuters
Logo da Ford
Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

William James

Em Londres (Reino Unido)

05/06/2019 15h15

A Ford deve fechar sua fábrica britânica de motores em Bridgend, no País de Gales, segundo a ITV, que também informa que um anúncio do fabricante americano será feito na quinta-feira. Uma porta-voz da Ford se recusou a comentar o que ela rebateu ser especulação.

A Ford fabrica cerca de 1,3 milhão de motores em dois locais britânicos, Bridgend e Dagenham, no leste da Inglaterra. A montadora já havia alertado que poderia enfrentar US$ 1 bilhão em custos de tarifas se for confirmado o Brexit mais duro.

Os motores britânicos da Ford, que são enviados para veículos da Alemanha, Turquia, Estados Unidos e outros lugares, podem enfrentar atrasos e custos extras com o Brexit.

Em janeiro, a Ford disse que cortaria milhares de empregos, examinaria o fechamento de fábricas e interromperia as linhas de veículos deficitárias como parte de um esforço de recuperação, e iniciaria consultas com os sindicatos sobre os planos. O sindicato Unite disse na época que esperava quase mil perdas de emprego em Bridgend.

Embora a empresa tenha anunciado 5 mil cortes de empregos na Alemanha, seu segundo maior mercado europeu, ainda precisa tomar decisões importantes no Reino Unido, que é um dos seus maiores locais.

A indústria automobilística britânica, majoritariamente de propriedade estrangeira, tem se tornado cada vez mais preocupada, à medida que um ambiente de investimento estável e atraente desce à crise política.