Topo

Tesla prevê escassez de matéria-prima para baterias de carros elétricos

Funcionário trabalha em fábrica de baterias de carros elétricos em Tangshan, China - Xinhua/Yang Shiyao
Funcionário trabalha em fábrica de baterias de carros elétricos em Tangshan, China
Imagem: Xinhua/Yang Shiyao

Ernest Scheyder

De Washington (EUA)

03/05/2019 10h18

Resumo da notícia

  • Empresa espera escassez global de níquel, cobre e outros minerais em futuro próximo
  • Montadora culpa falta de investimentos em mineração, dizem fontes
  • Tesla quer menos dependência do cobalto para fazer baterias

A Tesla espera em um futuro próximo a escassez global de níquel, cobre e outros minerais usados em baterias de veículos elétricos, devido à falta de investimento no setor de mineração, disse a chefe de aquisição de minério da empresa em uma conferência da indústria nesta quinta-feira, segundo duas fontes.

A montadora de carros elétricos, grande consumidora de minerais, raramente fala publicamente sobre seus pontos de vista sobre a indústria de metais. Cobre, níquel, lítio e minerais relacionados são componentes fundamentais usados em baterias de veículos elétricos e outros produtos.

A informação partiu de Sarah Maryssael, gerente global de suprimento de metais para baterias da Tesla, em conferência fechada do setor de mineração em Washington, segundo as fontes.

Representantes da Tesla não comentaram o assunto.

Tesla quer usar menos cobalto

Maryssael acrescentou, de acordo com as fontes, que a Tesla continuará a se concentrar mais no níquel, parte de um plano do presidente-executivo, Elon Musk, de usar menos cobalto nos cátodos das baterias. O cobalto é extraído principalmente na República Democrática do Congo, e algumas técnicas de extração utilizam trabalho infantil, tornando seu uso impopular em toda a indústria de baterias, e também com relação a Musk.

Maryssael disse na conferência, organizada pelo Benchmark Minerals Intelligence, que existe um "enorme potencial" para a Tesla associar-se a minas na Austrália ou nos Estados Unidos, de acordo com as fontes.

O evento contou com participação de mais de cem pessoas e presença de representantes dos departamentos de Estado e de Energia dos Estados Unidos.

Destrinchando: Veja como são detalhes internos e externos do Tesla Model 3

UOL Carros