Topo

Volkswagen vai encarar Tesla na China com o SUV elétrico ID. Roomzz

Edward Taylor

De Xangai (China)

14/04/2019 18h55

Resumo da notícia

  • Utilitário será o principal carro elétrico na marca no país e chega em 2021
  • Novidade terá como rival o pioneiro Tesla Model X
  • Utilitário será exibido no Salão de Xangai ainda como conceito
  • Marca alemã projeta fabricar 22 milhões de elétricos em 10 anos
  • SUV terá condução autônoma e carga para rodar 450 km

A Volkswagen planeja construir SUV totalmente elétrico para o mercado chinês a partir de 2021, mirando o líder de mercado Tesla Model X, enquanto a montadora alemã aumenta a produção de veículos com emissões zero.

O novo SUV planejado é o mais recente movimento na agressiva estratégia de crescimento da Volkswagen na China, onde os carros elétricos recebem tratamento preferencial pelas autoridades locais.

A VW informou que o ID. Roomzz, que apresentou em Xangai (China) neste domingo, terá três filas de assentos e uma autonomia de até 450 km. O carro-conceito é capaz de "dirigir autonomamente no nível 4", disse a fabricante. O diretor executivo da Volks, Herbert Diess, disse que o I.D. Roomzz será o principal carro elétrico a ser lançado pela companhia na China.

Mais de 22 milhões de elétricos em 10 anos

"Pretendemos produzir mais de 22 milhões de carros elétricos nos próximos dez anos", disse Diess, acrescentando que cerca de metade dos engenheiros da VW está trabalhando em produtos destinados ao mercado chinês. Diess disse, ainda, que o ID. Roomzz eventualmente será lançado em outros mercados.

Para aprimorar as capacidades de pesquisa e desenvolvimento do Grupo VW, a Volkswagen e sua marca premium Audi combinarão suas operações de pesquisa e desenvolvimento na China.

Thomas Ulbrich, diretor de mobilidade elétrica da Volkswagen, disse que a montadora estará produzindo 33 modelos elétricos em meados de 2023, usando a plataforma modular MQE, exclusiva para construir carros elétricos, a ser compartilhada pelas marcas Skoda, Seat, Audi e a própria VW.

Ulbrich disse que o VW Group está convertendo 16 fábricas em todo o mundo para permitir a produção em massa de veículos elétricos, dos quais oito usinas fabricarão carros da marca VW.

#Avaliação - Tesla Model X: SUV elétrico tem espaço e autonomia

UOL Carros