Topo

Aventureiro completa viagem mais longa em elétrico: 95 mil km e 33 países

Wiebe Wakker comemora chegada a Sydney, na Austrália, e fim de viagem de mais de 95 mil km - Peter Parks/AFP
Wiebe Wakker comemora chegada a Sydney, na Austrália, e fim de viagem de mais de 95 mil km
Imagem: Peter Parks/AFP

Will Ziebell

De Melbourne (Austrália)

08/04/2019 11h09

Resumo da notícia

  • Jornada começou há 3 anos na Holanda
  • VW Golf Variant foi convertida para veículo elétrico
  • Viagem foi bancada via doações pela internet
  • Chegada foi em Sydney, Austrália

Quando Wiebe Wakker desligou seu carro em Sydney, na Austrália, na tarde deste domingo (7), foi o fim de uma viagem de mais de três anos para o aventureiro holandês e Blue Bandit, sua perua Volkswagen Golf Variant convertida em veículo 100% elétrico.

O projeto "Plug Me In", de Wakker, é a mais longa viagem em um carro elétrico já registrada e teve como objetivo educar e inspirar jovens em um futuro sem emissões de carbono, de acordo com o site da campanha.

Wiebe Wakker viagem mais longa em carro elétrico Blue Bandit - Wiebe Wakker/Plug me In Project/Via Reuters - Wiebe Wakker/Plug me In Project/Via Reuters
Wiebe Wakker e sua Volkswagen Golf Variant elétrica posam na entrada do Timor Leste em abril de 2018
Imagem: Wiebe Wakker/Plug me In Project/Via Reuters

Wakker partiu da Holanda, sua terra natal, em 15 de março de 2016 e gastou um total de 1.119 dias viajando mais de 95 mil km e visitando 33 países para tentar chamar a atenção para a durabilidade e sustentabilidade dos carros elétricos. A jornada contou com o apoio de estranhos em diferentes países, que ofereciam comida, um lugar para ficar e os meios essenciais para o aventureiro recarregar as baterias do Blue Bandit pelo caminho.

"Eu consegui o apoio de cerca de 1.800 pessoas, que se inscreveram no projeto e forneceram fundos para ziguezaguear por toda a Europa, Oriente Médio, Índia, Sudeste Asiático e, finalmente, hoje cheguei aqui", disse Wakker a apoiadores depois de ultrapassar a linha de chegada.

Pouco depois das 14h (horário local), Wakker e uma carreata de carros elétricos cruzaram a icônica Harbour Bridge, em Sydney, antes de terminar sua longa jornada no Royal Botanical Gardens, na Sydney Opera House.