Topo

Ações da Fiat Chrysler sobem após sócio da Peugeot falar em possível fusão

Peugeot 208 GT Line 2020 - Denis Balibouse/Reuters
Peugeot 208 GT Line 2020
Imagem: Denis Balibouse/Reuters

Helen Reid, Danilo Masoni e Agnieszka Flak

19/03/2019 13h00

Resumo da notícia

  • Reação provocada após as declarações de Robert Peugeot
  • Além da Fiat, Peugeot vê GM e Jaguar Land Rover como parceiras ideiais
  • Analistas dizem que obstáculos antitruste podem adiar um eventual acordo

As ações da Fiat Chrysler saltaram nesta terça-feira após o presidente da holding FFP, da família Peugeot, dizer ao jornal francês Les Echos que teria apoiado um novo acordo e sugeriu que a Fiat Chrysler estava entre as opções.

"Com eles, assim como com os outros, os planetas podem se alinhar", disse Robert Peugeot ao ser perguntado sobre alvos para aquisições ou fusões. Por sua vez, a Fiat Chrysler (FCA) se recusou a comentar.

As ações da montadora ítalo-americana subiam ao redor de 5 por cento às 9h34 (horário de Brasília), enquanto a Peugeot ganhava 2,7 por cento,.

Os comentários da Peugeot vêm na esteira de relatórios do presidente do grupo, Carlos Tavares, de que está aberto a negócios e que a Fiat, General Motors e Jaguar Land Rover podem ser parceiras ideais.

O novo chefe da FCA, Mike Manley, que assumiu após Sergio Marchionne morrer no ano passado, disse este mês que a montadora está aberta a buscar alianças e oportunidades de fusão se fizerem sentido e fortalecerem o futuro da empresa.

A FCA é frequentemente citada como possível candidata a fusão por causa de sua forte exposição ao mercado norte-americano, onde gera a maior parte dos lucros, e devido às suas marcas populares de Jeep, RAM e Maserati.

"A PSA está essencialmente na União Europeia (onde tem 90 por cento das vendas) e a aquisição de uma empresa com alcance mais amplo faria sentido estratégico", disse o analista da Evercore ISI, Arndt Ellinghorst.

Investidores e analistas seguem cautelosos em apostar em um acordo iminente devido a possíveis obstáculos antitruste.