Topo

Montadoras alemãs investirão 60 bi de euros em carros elétricos e automação

Audi e-tron GT Concept: elétricos vão dominar as ruas do Velho Continente nos próximos anos - Divulgação
Audi e-tron GT Concept: elétricos vão dominar as ruas do Velho Continente nos próximos anos
Imagem: Divulgação

Vera Eckert

Da Reuters

02/03/2019 18h26

Resumo da notícia

  • Presidente da associação de fabricantes prevê 100 modelos elétricos até 2022
  • Aumento na quantidade de veículos é tida como essencial para atingir metas de CO2
  • Alemanha deve ter mais carros elétricos do que outros países da União Europeia

A indústria automobilística da Alemanha investirá quase 60 bilhões de euros (68 bilhões de dólares) nos próximos três anos em carros elétricos e direção automatizada, disse o chefe da associação da indústria automobilística VDA, às vésperas do Salão de Genebra, que acontece de 7 a 17 de março.

"Investiremos mais de 40 bilhões de euros em mobilidade elétrica durante os próximos três anos, e outros 18 bilhões de euros serão investidos em digitalização e condução conectada e automatizada", disse o presidente da VDA, Bernhard Mattes, em comunicado divulgado hoje (2).

A gama de modelos de carros elétricos de fabricantes alemãs triplicará para cerca de 100 nesse período. A escalada da mobilidade elétrica está chegando na Europa", disse Mattes.

"Sem isso, as metas de CO2 da UE não podem ser atingidas até 2030", acrescentou, pedindo o que ele chamou de condições regulatórias adequadas em toda a Europa.

A Alemanha, juntamente com algumas outras grandes economias europeias, deverá ter uma parcela muito maior de veículos elétricos entre seus novos registros do que a média da UE, afirmou Mattes.

A infraestrutura de recarga de veículos elétricos precisa ser ampliada e incentivos precisam ser oferecidos aos compradores de carros elétricos, complementou ele.