Topo

Honda vai usar Facebook para achar donos de veículos com airbag da Takata

Uma das feridas pelo airbag fala sobre seu acidente, em 2013; ao todo, cerca de 125 milhões de carros sofrem esse risco - Alex Wong/Getty Images
Uma das feridas pelo airbag fala sobre seu acidente, em 2013; ao todo, cerca de 125 milhões de carros sofrem esse risco Imagem: Alex Wong/Getty Images

Sanjana Shivdas

Bangalore (Índia)

21/11/2017 04h00

A Honda avisou nesta segunda-feira (20) que vai usar uma ferramenta de audiência do Facebook para encontrar donos de veículos com os airbags defeituosos da Takata.

A ferramenta, que permite aos anunciantes alcançar uma lista específica de usuários, combinará os endereços de e-mail criptografados associados com os números de identificação de veículos chamados para recall.

Considero um dos maiores recalls da história, os infladores de airbag da japonesa Takata estão ligados a pelo menos 18 mortes e 180 feridos em todo o mundo. Eles rompem e disparam fragmentos de metal para o interior dos veículos.

Quase 100% das mortes

A Honda, cujos automóveis respondem por 17 das 18 mortes registradas em todo o mundo, tem sido de longe a fabricante mais agressiva em encontrar clientes afetados.

Relatório divulgado na última sexta-feira por monitor independente dos recalls da Takata mostrou que mais de 10 milhões de veículos nos Estados Unidos e 18,5 milhões de infladores de airbag danificados da Takata continuam sem reparo.

No total, montadoras devem convocar cerca de 125 milhões de automóveis para recall até 2019 em todo o mundo — incluindo mais de 60 milhões só nos EUA.