Topo

Nissan faz recall de todos os carros vendidos no Japão desde 2014

Sede da Nissan em Yokohama: falha na vistoria de 1,2 milhão de carros - Kazuhiro Nogi/AFP
Sede da Nissan em Yokohama: falha na vistoria de 1,2 milhão de carros Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

Shiraki e Naomi Tajitsu

Em Yokohama (Japão)

02/10/2017 18h04

A Nissan disse nesta segunda-feira que fará um recall de todos os 1,2 milhão de novos carros de passeio vendidos no Japão nos últimos três anos, após descobrir que inspeções finais dos veículos não foram feitas por técnicos autorizados.

O recall é o segundo incidente recente de grande porte envolvendo má conduta de uma montadora japonesa, após a Mitsubishi admitir em abril de 2016 que falsificou a economia de combustível para alguns no mercado doméstico.

Desde 2014

Segunda maior montadora do Japão, a Nissan disse fará o recall de 1,21 milhão de veículos de passageiros produzidos para o mercado doméstico entre outubro de 2014 e setembro de 2017, incluindo a minivan Serena e o hatch compacto Note, que estão entre os mais vendidos da companhia -- nenhum dos dois modelos é vendido no Brasil.

Todos os veículos revistos serão submetidos a novas inspeções para verificações finais em funções como raio de direção, capacidade de frenagem e aceleração, com um custo de cerca de 25 bilhões de ienes (US$ 222 milhões).

"Devemos levar em consideração a estrutura e os procedimentos de registro, independentemente de quão ocupados estamos ou quão desfalcados estejamos", disse o presidente-executivo Hiroto Saikawa a jornalistas. "Pedimos desculpas pelo inconveniente causado aos nossos clientes".