Topo

Alemanha investiga participação da Bosch na fraude da Volkswagen

<br>Ilona Wissenbach

Em Frankfurt (Alemanha)

16/12/2015 13h39

Promotores públicos da cidade de Stuttgart, na Alemanha, estão investigando se funcionários da fornecedora de autopeças Bosch estiveram envolvidos na fraude dos testes de emissões pela Volkswagen, disse o escritório da procuradoria nesta quarta-feira (16).

Sediada em Stuttgart, a Bosch faz o programa de gerenciamento do motor à diesel usado por diversas das principais montadoras, incluindo a Volkswagen, mas se recusou a comentar sobre investigações específicas.

Entretanto, um porta-voz da companhia disse: "Estamos cooperando em princípio com todas as autoridades que querem contribuir com o esclarecimento dos fatos."

Como de costume por parte dos promotores alemães, uma porta-voz do escritório da promotoria de Stuttgart se recusou a nomear as companhias envolvidas. "Nós iniciamos investigações contra indivíduos desconhecidos", disse. "A ação é direcionada a uma companhia sediada em Stuttgart que é suspeita de estar envolvida em uma possível violação por uma grande montadora de veículos alemã no contexto de manipulação de emissões." As investigações foram motivadas por notícias na mídia sobre o caso, afirmou.

A Reuters noticiou no mês passado que procuradores federais norte-americanos e o Departamento da Justiça estão examinando se a Bosch sabia ou participou no esforço da Volkswagen de driblar testes de emissão de motores a diesel nos Estados Unidos, citando pessoas familiarizadas com o tema.