Topo

Indiana Mahindra compra estúdio Pininfarina por R$ 140 milhões

Gran Lusso é conceito de cupê grande feito pelo estúdio para a BMW - Divulgação
Gran Lusso é conceito de cupê grande feito pelo estúdio para a BMW Imagem: Divulgação

<br>Sumeet Chatterjee

Em Mumbai (Índia)

14/12/2015 19h05

O grupo indiano Mahindra, conhecido no Brasil por alguns utilitários, anunciou nesta segunda-feira (14) a compra do estúdio italiano de design e projetos de carros Pininfarina. O valor da transação é de cerca de 33 milhões de euros (R$ 140 milhões) em dinheiro.

A Pininfarina tem projetado carros para Ferrari, Maserati, Rolls-Royce e Cadillac, é a mais recente marca industrial italiana a ser adquirida por um comprador asiático. Em março, a China National Chemical Corp concordou em comprar a fabricante de pneus Pirelli em um acordo de 7,3 bilhões de euros.

A Mahindra fará o acordo via uma nova unidade, que será criada com 40% de controle da montadora Mahindra & Mahindra e 60% da divisão Tech Mahindra,  unidade de terceirização de serviços de TI. Esta joint-venture comprará 76,06% da Pininfarina por 1,1 euro por ação e também fará uma oferta aberta a acionistas minoritários pela parcela remanescente de 23,94% pelo mesmo preço.

Pelo acordo, a Mahindra injetará 20 milhões de euros na Pininfarina e fornecerá uma garantia avaliada em até 114,5 milhões de euros para credores e locadores da projetista de carros, disse a empresa em comunicado. (Reportagem adicional por Devidutta Tripathy e Zeba Siddiqui)