Carros

Executiva da Toyota renuncia após ser presa ao importar anestésico no Japão

Tsutomu Agechi/Kyodo News/AP
Julie Hamp assumiu cargo na Toyota do Japão há cerca de um mês Imagem: Tsutomu Agechi/Kyodo News/AP


Minami Funakoshi e Chris Gallagher

Em Tóquio (Japão)

01/07/2015 15h35

A Toyota informou nesta quarta-feira (1º) que Julie Hamp, chefe de Relações Públicas e primeira mulher a ocupar um cargo no alto escalão executivo da marca, renunciou após ter sido presa no mês passado por suspeita de importação ilegal do analgésico oxicodona ao Japão.

Hamp, que é cidadã americana, deixa a Toyota cerca de um mês após ter se mudado para Tóquio, onde assumiu o cargo na gerência de comunicação da fabricante japonesa. Sua nomeação foi parte de um esforço da empresa de diversificar um comando bastante masculino.

A executiva foi presa em 18 de junho, após autoridades aduaneiras encontrarem comprimidos de oxicodona em um pacote enviado a ela dos Estados Unidos. Hamp disse que não sabia estar importando uma substância ilegal, de acordo com a polícia. O medicamento precisa de prescrição médica nos EUA e no Japão, mas para levá-lo ao país asiático é necessário ter uma aprovação prévia do governo.

Em comunicado, a Toyota disse que aceitou a renúncia de Hamp após considerar preocupações e inconvenientes que os acontecimentos causaram.

Hamp, que segue sob custódia da polícia, ainda tem de ser processada e, sob a lei japonesa, pode seguir detida por até 20 dias após a prisão. Esse prazo termina em 8 de julho.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo