Topo

Toyota e Mazda ampliam parceria para troca de motores elétricos e diesel

<br>Chang-Ran Kim

Em Tóquio (Japão)

13/05/2015 11h32

A Toyota e a Mazda anunciaram planos para parceria de longo prazo além de projetos conjuntos, conforme a indústria enfrenta desafios técnicos e custos crescentes, incluindo exigências ambientais e de segurança. As companhias disseram em comunicado conjunto à imprensa nesta quarta-feira que os acordos irão além de uma "estrutura tradicional de cooperação".

Primeira e segunda maiores fabricantes do Japão, respectivamente, Toyota e Mazda vão montar comitê conjunto que encorajará ampla colaboração em diversos campos. As duas montadoras já tinham aliança de tecnologia e fabricação: a Mazda licencia projetos de híbridos (gasolina e eletricidade) da Toyota e logo começará a fabricar um sedã pequeno, baseado no Mazda2, para a marca Scion da Toyota.

Fontes disseram à "Reuters" no fim de semana que as duas estavam em conversas para ampliar a parceria em tecnologia de eficiência de combustível, com a Toyota fornecendo tecnologia de células de combustível (como aquelas presentes no Mirai) e híbridos plug-in para a Mazda em troca da série de motores a gasolina e diesel Skyactiv da Mazda.