Topo

Ford investe US$2,5 bi em fábrica de motores e transmissões no México

17/04/2015 16h25

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A Ford vai investir 2,5 bilhões de dólares para montar uma nova geração de transmissões e motores de consumo mais eficientes no México, criando 3.800 empregos.

A montadora norte-americana informou que a nova instalação ficará dentro de sua fábrica de motores no Estado de Chihuahua, no norte do México. A unidade vai montar um novo motor a gasolina que será exportado para Estados Unidos, Canadá e América do Sul e região Ásia-Pacífico.

A produção dos motores diesel I-4 da Ford na fábrica de Chihuahua também será ampliada, o que tornará o complexo na maior fábrica de motores do México.

A empresa também informou que vai construir uma fábrica de transmissões no Estado de Guanajuato, região central do México, em parceria com a fabricante alemã de transmissões Getrag.

O ministro da Economia do México, Ildefonso Guajardo, afirmou que a fábrica de Guanajuato terá capacidade para produzir até 800 mil unidades por ano.

O anúncio da Ford, confirmando informação da Reuters, é o mais recente de uma série de investimentos da indústria de veículos no México, com as montadoras sendo atraídas por mão-de-obra barata, acordos de livre comércio e proximidade com os EUA.

Nesta semana, a Toyota anunciou investimento de 1 bilhão de dólares para construir sua primeira fábrica de carros de passeio no México. No mês passado a Volkswagen também anunciou investimento de 1 bilhão de dólares para expandir fábrica no Estado de Puebla.

(Por Luis Rojas)