Carros

Produção de veículos no Brasil cai 15,3% em 2014

Lucas Lacaz Ruiz/Fotoarena
Pátio da Volkswagen em Taubaté (SP) ficou lotado durante quase todo o ano Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Fotoarena


Alberto Alerigi

Em São Paulo (SP)

08/01/2015 12h00

Se a venda de carros novos caiu 6,9% em 2014, a produção das montadoras instaladas no país teve queda ainda mais acentuada: 15,3% no fechamento do ano, de acordo com balanço divulgado nesta quinta-feira (8) pela Anfavea (associação das fabricantes).

Após novo recuo acentuado em dezembro (23,1% em relação a novembro e 11,8% na comparação com o mesmo período do ano passado), o volume de veículos de passeio fabricados no país ao longo do ano ficou em 3,15 milhões, com baixa acima dos 10% estimados pela própria entidade.

Somados comerciais leves, caminhões e ônibus, a produção totalizou 3,5 milhões de unidades, queda de 7,1% -- a Anfavea previa recuo de 5,4%.

Em meio à desaceleração, a Fenabrave (associação de concessionárias) já estimou nesta semana que as vendas do setor vão cair pelo terceiro ano seguido em 2015, desta vez em 0,5%.

Parte da forte retração pode ser explicada pela baixa de 33,1% nas exportações, especialmente para a Argentina, que se encontra em grave crise econômica. Em 2014, o Brasil movimentou US$ 8,7 bilhões (R$ 23 bilhões) exportando automóveis.

A desaceleração também se refletiu no nível de emprego na indústria automotiva: queda de 8,9% em relação a 2013.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo