Topo

Opel corta produção de Astra e Cruze na Rússia por desaceleração econômica

Atual geração do Astra é visto por seguranças durante Salão de Moscou de 2012 - Sergei Karpukhin/Reuters
Atual geração do Astra é visto por seguranças durante Salão de Moscou de 2012 Imagem: Sergei Karpukhin/Reuters

<br>Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)

16/09/2014 10h38

A Opel, braço da General Motors na Europa, está cortando a produção e cerca de 500 postos de trabalho na Rússia, atingida por desvalorização da moeda local (o rublo) e pela queda da demanda devido à desaceleração da economia e sanções do Ocidente.

A Opel disse nesta terça-feira (16) que cortará a produção na fábrica de São Petersburgo, onde fabrica o Opel Astra e o Chevrolet Cruze, para um turno por dia ante dois.

A empresa também oferecerá pacotes de demissão voluntária para cerca de um quarto dos dois mil trabalhadores da fábrica e acelerará uma medida para usar mais fornecedores locais -- mudança que ajudará a companhia a lidar com o enfraquecimento do rublo russo.

As sanções ocidentais contra a Rússia por conta da Ucrânia e a desvalorização do rublo estão causando novas dificuldades para as montadoras. Neste ano, o rublo teve a maior queda entre as principais moedas de países emergentes, tendo recuado mais de 15% em relação ao dólar.

Segundo Tatiana Hristova, analista da consultoria IHS Automotive, a produção de carros de passageiros pode cair 14% este ano, para 2,4 milhões de veículos, caindo outros 6,5% em 2015, para 2,24 milhões de unidades, antes de uma recuperação em 2016.