Topo

Honda faz recall de mais 63.200 carros por defeito em airbag

Vendidos apenas na Ásia, Brio (foto) e sedã Amaze também entraram no recall - Divulgação
Vendidos apenas na Ásia, Brio (foto) e sedã Amaze também entraram no recall Imagem: Divulgação

Yoko Kubota

Em Tóquio (Japão)

28/08/2014 10h41

A Honda está fazendo o recall de cerca de 63.200 veículos devido a defeito em airbags frontais do motorista, o mais recente de uma série de falhas dos equipamentos fabricados pela Takata, que afetaram quase 16 milhões de unidades até agora.

A Honda está convocando os modelos CR-V, Civic, Brio e Amaze, anos 2012 a 2015, a maioria na China e outros países asiáticos, disse a montadora nesta quinta-feira (28).

A companhia também está fazendo o recall de veículos em diversos países da Europa, América Latina e África, disse o porta-voz Teruhiko Tatebe. A montadora não está convocando para recall nenhum veículo na América do Norte, ele acrescentou.

Nos veículos afetados, o airbag do motorista pode conter um sistema de enchimento fabricado com falhas e peças incorretas, afirmou Tatebe.

Como resultado, quando o airbag é acionado, o sistema de enchimento pode disparar com força excessiva e lançar fragmentos de metais pela cabine, disse a companhia em um comunicado.

De toda forma, a Honda não recebeu relatos de ferimentos ou acidentes como resultado do problema, complementou Tatebe.

A Takata não pôde ser contatada imediatamente para comentar o assunto.

FALHA GERAL
Honda descobriu o problema depois que a General Motors fez o recall de cerca de 33 mil unidades do Chevrolet Cruze na América do Norte, em junho, pelo mesmo defeito, disse o porta-voz da Honda.

Desde novembro de 2008, várias montadoras incluindo a Honda, a Toyota e a BMW convocaram para recall cerca de 12,3 milhões de veículos no mundo todo devido a sistemas da Takata de enchimento de airbags nos lugares de motoristas e passageiros que poderiam explodir.