Carros

Lucro da GM despenca 84% por gastos com recalls e indenizações

Jonathan Ernst/Reuters
Roberto Hilliard (centro), advogado dos familiares de vítimas, comanda entrevista a jornalistas; ao menos 13 morreram em acidentes causados pela ignição da GM Imagem: Jonathan Ernst/Reuters


Ben Klayman

Em Detroit (Estados Unidos)

24/07/2014 10h07Atualizada em 24/07/2014 13h08

O lucro líquido da General Motors despencou no segundo trimestre de 2014, divulgou a companhia nesta quinta-feira (24). Segundo o balanço, os ganhos globais da montadora em abril, maio e junho ficaram em US$ 190 milhões (R$ 420 milhões), sendo US$ 0,11 (R$ 0,24) por ação.

No mesmo período do ano passado, o número havia ficado em US$ 1,2 bilhão (R$ 2,6 bilhões), o equivalente a US$ 0,75 (R$ 1,66) por título. Trata-se, portanto, de uma queda de 84%.

A grande "culpada" foi a ignição defeituosa projetada pela fabricante desde os anos 1990, que estaria ligada a pelo menos 13 mortes em acidentes e vem forçando a empresa a abrir o caixa para reparar os erros do passado.

Histórico do caso

Só para compensação das vítimas estão reservados US$ 400 milhões (R$ 890 milhões). Outros US$ 1,2 bilhão (R$ 2,6 bilhões) foram gastos nas vastas campanhas de recall feitas ao longo do ano, que já contabilizam 29 milhões de veículos (15 milhões deles estão ligados ao problema no sistema de partida). Houve ainda um investimento de US$ 200 milhões (R$ 445 milhões) em reestruturação.

Despesas não recorrentes incluem US$ 874 milhões (R$ 1,94 bilhão) em encargos, por uma mudança na forma como a GM contabiliza seus recalls, e US$ 200 milhões em custos extras para criação do fundo de compensação das vítimas. Estes últimos itens tiveram impacto de US$ 0,47 (R$ 1,03) por ação.

Excluindo itens extraordinários, o lucro da GM ficou em US$ 0,58 (R$ 1,27) por ação, ligeiramente abaixo do estimado por analistas da Thomson Reuters I/B/E/S.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo