Topo

Volkswagen estuda comprar a Fiat, diz revista alemã

Andreas Cremer<br>Agnieszka Flak

Em Berlim (Alemanha) e Milão (Itália)

17/07/2014 07h54

A Volkswagen mantém conversas com os donos do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e estuda comprar a montadora italiana, afirmou nesta quinta-feira (17) a revista alemã Manager Magazin, citando fontes não identificadas.

As ações da Fiat chegaram a saltar cerca de 5%, e às 7h31 (horário de Brasília) desta manhã, subiram 2,89% na bolsa de Milão. As ações da Volkswagen caíram 2,33% na bolsa alemã no mesmo horário.

As duas montadoras não quiseram comentar. A holding Exor, da família Agnelli (que detém fatia de 30% na Fiat) não comentou de imediato.

ACORDO LONGE
A Manager Magazin também revelou que a Volkswagen e os donos da Fiat ainda estão longe de chegarem a um acordo sobre o preço da montadora italiana.

Ainda de acordo com a publicação, ao comprar a Fiat Chrysler, a Volks espera usar a rede de distribuição da Chrysler nos Estados Unidos para ajudar a resolver seus problemas no segundo maior mercado automotivo do mundo, onde as vendas da empresa estão fracas.

O presidente-executivo do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, disse em uma coletiva de imprensa em março que a empresa não tinha planos naquele momento de expandir o grupo por meio de novas aquisições, enquanto foca em integrar sua rede de 12 marcas.

A marca, que tinha reserva de caixa de quase 18 bilhões de euros no final de março, expressou repetidamente interesse na Alfa Romeo, da própria Fiat, apesar das recusas do presidente-executivo da Fiat, Sergio Marchionne.

Após a publicação alemã e a repercussão do assunto na internet nesta quinta, a FCA emitiu um comunicado negando o boato: "A Fiat afirma que não mantémdiscussões com a Volkswagen a respeito de uma possível fusão."