Carros

Plataforma comum da Renault-Nissan eleva ganhos da aliança


Laurence Frost e Gilles Guillaume

Em Paris (França)

02/07/2014 13h00

A Renault e a Nissan ampliaram os ganhos de sinergia em 6,7% em 2013 com sua aliança para fabricar carros, disseram as companhias nesta quarta-feira (2), uma vez que os primeiros carros montados sobre arquiteturas de veículos conjuntas saíram das linhas de produção.

Os ganhos gerados pela aliança subiram para 2,87 bilhões de euros (mais de R$ 8,8 bilhões) em 2013 ante 2,69 bilhões de euros no ano anterior, disse a aliança em um comunicado. O vice-presidente-executivo da Aliança, Christian Mardrus, disse que tem como objetivo alcançar 3,5 bilhões de euros em ganhos este ano.

Em janeiro, a Renault e sua afiliada japonesa (os franceses têm 43,4% do controle acionário) elevaram sua meta de ganhos de sinergias no médio prazo para 4,3 bilhões de euros (R$ 13 bilhões) em 2016.

Os ganhos gerados pela parceria de 15 anos "devem se acelerar", disseram as companhias, à medida que o presidente-executivo Carlos Ghosn combina mais operações em áreas como manufatura, desenvolvimento, compras e recursos humanos.

O que é plataforma?

  • Imagem: Fabrizio Bensch/Reuters
    Fabrizio Bensch/Reuters
    Imagem: Fabrizio Bensch/Reuters

    "Receita de bolo"

    Novas arquiteturas modulares permitem fazer mais carros gastando menos. SAIBA MAIS

A produção a partir da primeira plataforma conjunta de automóvel médio da aliança, a CMF (de família comum modular), começou no ano passado na Nissan. A Renault deve lançar seu primeiro veículo baseado em CMF no ano que vem, substituindo a antiga minivan Espace.

Guilber Hidaka/UOL
Conceito Initiale deve dar origem à nova geração da perua Espace Imagem: Guilber Hidaka/UOL

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo