Carros

EUA investigam problema nos pedais dos Nissan Versa e Note mexicanos

Reuters
Note também está na lista de versões do Nissan Versa investigadas pelo órgão máximo de trânsito dos EUA Imagem: Reuters


Sandra Maler

Em Washington (Estados Unidos)

28/06/2014 18h07

A NHTSA (Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário, na sigla em inglês), principal entidade reguladora da segurança no trânsito dos Estados Unidos, abriu investigação para apurar denúncias de que uma falha no acabamento dos Nissan Versa e Note estaria impondo dificuldades para tirar os pés do acelerador ou acionar os freios do veículo.

Documento publicado pela NHTSA no último sábado (28) revela que a investigação, ainda em fase preliminar, vai envolver aproximadamente 360 mil unidades do Versa hatch, Versa sedã e Note (que por lá também é conhecido como Versa), todas produzidas entre 2012 e 2014. Todas essas configurações são produzidas em Aguascalientes (México), e o sedã é basicamente igual ao importado para o Brasil, com mudanças apenas nas versões.

Segundo a entidade, quatro reclamações já foram registradas contra o modelo, todas com o mesmo teor: o painel de plástico que cobre o acabamento do tapete teria prendido a borda do sapato dos motoristas, interferindo na sua capacidade de reduzir a aceleração e acionar os freios. 

O porta-voz da Nissan nos EUA, Steve Yaeger, afirmou que a montadora está aberta a colaborar com os trabalhos. "Acabamos de ser informados sobre isso e vamos cooperar totalmente", disse.

Se os reguladores entenderem que a falha acarreta riscos à segurança de condutores e passageiros, obrigará a fabricante a fazer um recall para corrigir o problema, além de responder por eventuais danos, materiais ou físicos, que ela tenha causado.

No Brasil, a produção do Versa sedã será nacionalizada a partir do segundo semestre deste ano, na nova fábrica da Nissan em Resende (RJ), que já começou a produzir o compacto New March há pouco mais de um mês. Para 2015, também há chances de ser feito lá o Note, em substituição ao monovolume Livina, feito atualmente em São José dos Pinhais (PR).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo