Carros

GM afirma que peça causadora de recall de 3,4 milhões de carros é chinesa

Getty Images/AFP
Familiares de vítimas durante depoimento da CEO da GM Mary Barra, em 18 de junho Imagem: Getty Images/AFP

Ben Klayma

Em Detroit (EUA)

25/06/2014 11h24

A General Motors disse que uma chave de ignição com defeito causadora do recall de quase 3,4 milhões de carros foi feita na China, onde uma outra montadora descobriu um problema no início deste ano.

A principal fabricante dos Estados Unidos disse num documento submetido na terça-feira (24) aos reguladores de segurança dos EUA que a chave usada nos Chevrolet Impala e Monte Carlo, Buick LaCrosse e Lucerne, e Cadillac DeVille e DTS, que foram convocados para o recall no último dia 16, foi feita pela empresa Dalian Alpes Electronics, baseada na China.

O problema da chave é semelhante ao defeito ligado a pelo menos 13 mortes num recall anterior, de 2,6 milhões de veículos Chevrolet Cobalt (não é o mesmo modelo do Brasil) e Saturn Ions, entre outros, que levaram a uma multa recorde nos EUA de US$ 35 milhões e a inúmeras investigações federais e estaduais.

Nos dois casos, a chave de ignição pode ser alterada da posição de marcha, o que pode afetar a direção hidráulica, os freios e os airbags.

Ao contrário do caso das 13 mortes, a GM disse que as chaves de ignição no mais recente recall não precisavam ser substituídas, mesmo estando "ligeiramente" abaixo da especificação da empresa no que se refere ao torque -- a força necessária para mover a chave da posição de funcionamento.

Em vez disso, a GM disse que vai substituir ou reformular as chaves de ignição, eliminando uma fresta no final da peça que permite que o peso de um chaveiro balançando a puxe para fora da posição correta.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo