Carros

Relatório da GM sobre "caso Cobalt" isenta executivos, diz jornal

Stan Honda/AFP
Segundo relatório da GM, a chefona Mary Barra não teve participação na decisão de encobrir os problemas de ignição que provocou pelo menos 30 acidentes e 13 mortes Imagem: Stan Honda/AFP


Supriya Kurane, Ankush Sharma e Peter Henderson

Em Bangalore (Índia) e São Francisco (Estados Unidos)

05/06/2014 08h50

Uma avaliação interna sobre o atraso da General Motors em fazer o recall de carros com ignição defeituosa, que estaria ligado à morte de 13 consumidores por acidentes vinculados à falha, deve concluir que não houve acobertamento de executivos da marca, noticiou nesta quinta-feira (5) o Wall Street Journal.

De acordo com a publicação, que cita fontes familiarizadas com o assunto, a avaliação deve concluir que tanto a presidente-executiva, Mary Barra, quanto diretores que se reportam a ela e o antigo CEO Dan Akerson não sabiam do defeito antes de dezembro de 2013.

Ainda segundo o periódico, o relatório deve concluir que os diretores não fizeram conexões, nem atuaram para ocultar evidências dos problemas ligados aos acidentes fatais, e irá recomendar mudanças na cultura da empresa e diretoria.

Por dentro da crise da GM

A presidente-executiva deve anunciar as conclusões da avaliação interna ainda nesta quinta. Entre as medidas, espera-se a demissão do engenheiro que desenvolveu a ignição, que admitiu ter "esquecido" de corrigir a falha, e alguns membros do departamento jurídico. A maior montadora dos Estados Unidos fez o recall de 2,6 milhões de carros devido ao defeito, conhecido pelos engenheiros há mais de uma década.

Por causa do escândalo, a fabricante encara uma CPI no Congresso americano e recebeu uma multa de US$ 35 milhões. Todo esse imbróglio fez cair em 88% o lucro da companhia no primeiro trimestre de 2014, mas não prejudicou o volume de vendas dos modelos da marca em solo americano nesse período.

Pelo contrário: na quarta (4), a marca divulgou o balanço de emplacamentos em maio com alta de 12,6% em relação ao mesmo mês de 2013.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo