Topo

EUA querem detalhes sobre modelo da Tesla que gerou incêndios

<br>Deepa Seetharaman

Em Detroit (Estados Unidos)

04/12/2013 13h09

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Auto-Estradas (NHTSA, na sigla em inglês), órgão que regula o setor automotivo dos Estados Unidos, solicitou à montadora Tesla registros de reclamações de clientes, pedidos de indenização por danos à propriedade e outros detalhes referentes à investigação federal sobre veículos elétricos da marca que se incendiaram nos últimos meses.

O processo foi aberto no último dia 19, depois que unidades do sedã Model S pegaram fogo nos Estados Unidos e no México. No caso dos incêndios americanos, os condutores passaram por cima de detritos no asfalto e geraram danos no conjunto de bateria, dando início às chamas.

Os reguladores pediram à Tesla que detalhe as possíveis consequências que esse tipo de incidente pode causar aos componentes, e como esses problemas foram solucionados no desenho do automóvel. Requisitaram ainda detalhes da engenharia e que a empresa descreva "os limites do projeto na prevenção aos danos na bateria de propulsão, estolamento e incêndios".

Por fim, a administração exigiu ser notificada sobre qualquer modificação que a Tesla pretenda realizar no projeto. O pedido é rotineiro nessas investigações de defeitos de segurança, mas não deixa de indicar como a NHTSA está abordando o caso. A Tesla tem até o dia 14 de janeiro para providenciar as informações. Procurada, a montadora não quis comentar o assunto.