Topo

Lucro da Nissan bate estimativas com vendas nos EUA

Yoko Kubota

Em Yokohama (Japão)

25/07/2013 09h19

Impulsionada por um salto nas vendas nos Estados Unidos, a Nissan superou expectativas com aumento de 14% no lucro líquido trimestral, divulgado nesta quinta-feira (25), e expressou confiança de que está no caminho certo para a recuperação na China, mercado-chave para a empresa.

A montadora anunciou aumento no lucro líquido para 82,02 bilhões de ienes (US$ 819 milhões) entre abril e junho, superando a estimativa média de 63,8 bilhões de ienes estimada pela Thomson Reuters I.B.E.S. com dados de analistas.

"Sinais positivos da melhora no volume de vendas na China, bem como as contribuições esperadas com o fortalecimento das operações norte-americanas, devem melhorar o desempenho da Nissan nos próximos trimestres do ano fiscal de 2013, em linha com as metas previamente anunciadas", disse a companhia em comunicado.

No período de janeiro-março, as vendas na China haviam caído 15% no comparativo anual, depois de uma disputa diplomática entre Tóquio e Pequim. Mas a queda da montadora na China diminuiu acentuadamente no último trimestre. Entre abril e junho, as vendas caíram apenas 1% sobre igual período do ano passado, para 308.000 veículos. Com isso, a Nissan atingiu uma participação de mercado de 6,2% no país, queda de 0,7 ponto percentual.

O vice-presidente corporativo Joji Tagawa disse que a empresa espera que sua participação de mercado na China suba para 6,5% no ano. A Nissan faz veículos na China em parceria com a Dongfeng.

Já nos Estados Unidos, as vendas subiram 20% na comparação anual, para 306.000 veículos, impulsionadas pela procura por Altima e Pathfinder. A fatia de mercado nos EUA chegou a 7,4% no trimestre, alta de 0,7 ponto percentual, disse a Nissan.