Topo

Ford e Toyota encerram parceria para veículos híbridos

Bob Burgdorfer

Em Detroit (EUA)

23/07/2013 16h46

Ford e Toyota encerraram uma parceria para montar picapes híbridas e SUVs, após estudar a viabilidade do projeto por quase dois anos, afirmou a montadora norte-americana nesta terça-feira (23).

A Ford, da picape F-150, vai desenvolver sua própria unidade do sistema híbrido de tração traseira para caminhões e utilitários, que estará disponível até o final desta década.

"Ambas as partes trouxeram ajuda significativa para o projeto", disse Raj Nair, chefe de desenvolvimento de produto global. Ele disse que as duas empresas estavam "satisfeitas com a capacidade de progredir em separado."

As montadoras vão continuar a desenvolver padrões da "próxima geração" de telefone onboard, sistemas de navegação e entretenimento, disse a montadora dos EUA em um comunicado.

PARCERIA DE DOIS ANOS
Ford e Toyota anunciaram um acordo em agosto de 2011, dizendo que o desenvolvimento de veículos híbridos maiores ajudaria cada montadora a atender futuras normas de economia de combustível dos Estados Unidos.

A Toyota tem dominado o mercado global híbrido, após introduzir o sedã Prius, em 1997. A montadora japonesa foi responsável por cerca de dois terços do mercado de híbridos nos EUA no primeiro semestre de 2013.

A Ford, porém, tem feito incursões no mercado de híbridos do país neste ano diante da forte demanda para o Fusion e o C-Max híbrido na Califórnia e em outros mercados.