Topo

Scania vai aumentar produção com aumento da demanda na Europa

Niklas Pollard<br>Helena Soderpalm

Em Estocolmo (Suécia)

19/07/2013 08h38

A Scania disse nesta sexta-feira (19) que irá aumentar a produção apoiada na demanda firme para os próximos meses, depois de divulgar um aumento menor que o esperado no lucro do segundo trimestre.

O lucro operacional da Scania, majoritariamente detida pela alemã Volkswagen, subiu para 2,04 bilhões de coroas suecas (US$ 309,15 milhões), sobre 1,93 bilhão de coroas suecas de um ano antes, abaixo da previsão média de 2,31 bilhões de coroas suecas traçada por analistas em uma pesquisa da Reuters.

Enquanto um aumento menor que o esperado nos lucros, afetado pela valorização da moeda sueca e por pressões de preço, pesou sobre as ações da companhia, o otimismo da empresa sobre a demanda futura é um sinal positivo para abatida indústria de caminhões na Europa.

A Scania, que a mando de sua controladora alemã passou a estreitar os laços com a MAN, também da Volkswagen, afirmou que os pedidos de reservas para seus caminhões e ônibus subiram 15% no segundo trimestre em relação a igual período do ano passado, em comparação a um avanço de 5% estimado pelos analistas.

Só na Europa, as ordens de caminhões subiram 25% sobre 2012, enquanto na América Latina, onde programas de incentivo de governos têm sustentado um crescimento das vendas no Brasil e na Argentina nos últimos trimestres, os pedidos aumentaram 54%.