Topo

Vendas de carros na Europa caem para menor nível em 20 anos

Lojas na Europa têm cena comum: pátios lotados e poucos clientes - Michaela Rehle / Reuters
Lojas na Europa têm cena comum: pátios lotados e poucos clientes Imagem: Michaela Rehle / Reuters

<br>Jennifer Clark

Em Milão (Itália)

16/07/2013 10h30

As vendas de carros na Europa no primeiro semestre caíram ao menor nível em 20 anos, com o recuo de 6,3% em junho sugerindo que ainda não há alívio para uma indústria atingida por excesso de capacidade e demanda enfraquecida.

A Acea (Associação Europeia de Fabricantes de Veículos, na sigla em inglês) informou que os licenciamentos de carros nos países da União Europeia mais aqueles da Associação Europeia de Livre Comércio caíram 6,7% no primeiro semestre, para 6,437 milhões de unidades, menor nível semestral desde 1993. Já as vendas de junho foram as menores para o mês desde 1996.

A Fiat registrou a maior queda de vendas entre os principais fabricantes do continente no mês passado, 13,6%, seguida pelo recuo de 10,9% da Peugeot, enquanto a Ford contrariou a tendência e teve crescimento de 6,9%.

As fabricantes de veículos da Europa têm sofrido há meses os efeitos de desemprego recorde e medidas de austeridade impostas por governos na zona do euro -- algumas, como a Peugeot, anunciando fechamento de fábricas e dispensa de funcionários.

"Mesmo se houver recuperação no segundo semestre do ano, é difícil saber se será suficiente para compensar os resultados ruins que tivemos até agora neste ano", disse Quynh-Nhu Huynh, diretor econômico e estatístico da Acea.

Norbert Reithofer, presidente-executivo da alemã BMW, afirmou em entrevista a jornal publicada nesta terça-feira que não espera uma retomada nas vendas dos mercados ocidentais da Europa até pelo menos meados do próximo ano.