Topo

Carros

Vendas de carros na França caem 9% em junho

Elena Berton

Em Paris (França)

01/07/2013 11h49

A venda de carros na França caiu 9% em junho na comparação anual, acumulando mais de 11% no primeiro semestre de 2013, afirmou a principal entidade do setor nesta segunda-feira (1º), expressando esperanças de que o mercado poderia estar próximo do fundo do poço.

O registro de carros novos caiu para 190.199 veículos no mês passado, ante 208.909 em junho de 2012, com uma queda de 4,4% quando ajustado o número de dias úteis no período, disse a CCFA.

A associação reiterou sua previsão de queda de 8% para o ano, dizendo que o mercado estaria provavelmente chegando perto do ponto mais baixo da queda. O recuo de junho foi ligeiramente menor que o registrado em maio, de 10,3%.

Orçamentos familiares apertados e aumento do desemprego têm desencorajado consumidores na França e em outros países europeus a investir na compra de itens mais caros, e o mercado automotivo está se aproximando da maior baixa em duas décadas após cinco anos de retração.

As vendas de carros da PSA Peugeot Citroen, que luta para sobreviver, caíram 9,5% em junho, enquanto a rival francesa Renault conseguiu atenuar a queda para 3,6% no mês, ante queda de 16,5% em maio.

As vendas da GM caíram 31,4% na França, maior recuo entre montadoras estrangeiras, enquanto o registro de novos carros da Fiat avançou 20,4% em junho, com a montadora ajudada pela alta demanda do 500, compacto de estilo retrô da marca.

Mais Carros