Topo

Herdeiro da Toyota ganha holofotes em esforço de marketing

Akio Toyoda apresentou o esportivo GT-86 durante evento no circuito de Fuji, no Japão - Toshifumi Kitamura/AFP
Akio Toyoda apresentou o esportivo GT-86 durante evento no circuito de Fuji, no Japão Imagem: Toshifumi Kitamura/AFP

Yoko Kubota

Em Nagoya (Japão)

01/07/2013 10h10

Executivos da Toyota pareciam, por vezes, compartilhar a personalidade dos carros mais vendidos da montadora -- confiáveis e eficientes, mas também chatos e sem graça.

Isso está mudando. Nos últimos meses, o herdeiro da família fundadora e presidente da empresa, Akio Toyoda, emergiu das burocráticas sombras para apresentar-se como o maior vendedor da companhia, entusiasta de carros e alinhado com tendências da moda.

Os esforços de marketing em torno de Toyoda são um passo não convencional para a companhia que é um ícone corporativo no Japão, onde o trabalho em equipe é valorizado acima do culto à personalidade.

Nas últimas semanas, Toyoda vestiu um macacão de corrida para dirigir o supercarro Lexus LFA (Lexus é a divisão de luxo da Toyota) nas 24 horas de Nürburgring, tradicional circuito da Alemanha, e apareceu em uma festa da marca em Nova York com uma gravata borboleta hipster e óculos retrô.

OUTROS PROCESSOS
Para avançar, a Toyota também vem mexendo no seu lento processo de tomada de decisões. A companhia recentemente nomeou executivos não-japoneses para assumir centros regionais, dividindo o comando das operações em quatro diferentes times de negócios e nomeando vice-presidentes executivos para assumir três deles.

"O objetivo é que os executivos estejam próximos aos locais para ver por conta própria o que está acontecendo e tomar decisões rápidas", disse Toyoda, de 57 anos, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (1º).

Uma série de desastres, incluindo a crise com o recall de 2009, levaram a empresa a adotar uma radical mudança na sua imagem corporativa. A Toyota realizou o recall de milhões de veículos globalmente em função de problemas incluindo falha no acelerador e no design dos tapetes.