Carros

Tribunal especializado em cartéis assume caso de Porsche e Volkswagen


Andreas Cremer

De Berlim (Alemanha)

19/06/2013 10h01

Um tribunal alemão designou um processo de investidores por reparação de danos de cerca de 2 bilhões de euros (US$ 2,7 bilhões ou cerca de R$ 6 bilhões) contra a Porsche a um tribunal especializado em questões de cartéis, disse uma fonte à Reuters.

O Tribunal Regional de Braunschweig, na Alemanha, irá delegar o caso, apresentado por fundos de investimento dos Estados Unidos, para um tribunal com base em Hanover especializado em assuntos de cartéis, afirmou a fonte nesta quarta-feira (19), com a condição de não ser identificada, porque o assunto é confidencial. O tribunal recusou-se a comentar.

A decisão de atribuir o caso a um tribunal especializado pode aumentar a esperança dos requerentes de conseguirem uma audiência de juízes mais familiarizados com os aspectos técnicos dos mercados financeiros, depois que o tribunal baseado em Braunschweig em setembro passado dispensou dois processos de investidores.

FUSÃO COM A VOLKS
Alguns investidores alemães e norte-americanos dizem que ao longo de 2008 a Porsche camuflou seus planos de adquirir a Volkswagen e, secretamente, aumentou a sua participação na maior fabricante da Europa.

Em março de 2008, a Porsche classificou como "especulação" as conversas de que pretendia assumir a Volks. Sete meses mais tarde, a Porsche disse que controlava 42,6% das ações ordinárias da marca de Wolfsburg e tinha opções por outros 31,5% das ações, que ela não tinha anunciado anteriormente.

A declaração da Porsche fez com que as ações da Volkswagen subissem para 1.005 euros em poucos dias, brevemente tornando a montadora a empresa mais valiosa do mundo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo