Carros

Lucro da Hyundai cai 15% no 1° tri, atingido por câmbio e paradas

Em Seul (Coreia do Sul)

25/04/2013 10h11

A Hyundai informou uma queda anual de 15% no lucro líquido trimestral, em linha com as previsões do mercado. O resultado foi atingido por interrupções da produção em turnos de fim de semana e oscilações desfavoráveis de câmbio.

A segunda queda consecutiva do lucro trimestral da Hyundai põe ainda mais pressão para a companhia expandir a capacidade nos Estados Unidos e em outras regiões, para reduzir o impacto do iene mais fraco contra o won, que diminui sua competitividade de preços, assim como problemas trabalhistas na Coreia do Sul.

A Hyundai, que combinada com sua afiliada Kia é a quinta maior montadora do mundo, informou nesta quinta-feira lucro líquido de 2,1 trilhões de wons (US$ 1,88 bilhão) de janeiro a março, em comparação com uma previsão de analistas de 2 trilhões de wons.

O presidente do conselho do grupo, Chung Mong-koo, cujo pai fundou o conglomerado Hyundai, desacelerou a capacidade de expansão da companhia nos últimos anos, em uma tentativa para evitar repetir a crise de recall da Toyota em 2009 e 2010, que foi em parte resultado de um agressivo crescimento de produção.

O sindicato de trabalhadores da Hyundai voltou a recusar turno de trabalho no último final de semana, o sétimo consecutivo de paralisação, o que resultou em perdas na produção de 48 mil veículos, no valor de quase 1 trilhão de wons.

O resultado da Hyundai também foi prejudicado pela valorização de 4,5%do won durante o primeiro trimestre. Isso reduziu o valor dos resultados em operações internacionais, enquanto o iene mais fraco ajudou os rivais japoneses da Hyundai.

"As expectativas já haviam sido baixadas para os ganhos da Hyundai por causa das moedas e pelas interrupções da produção de fim de semana. Mas os resultados de hoje... atenderam às expectativas, o que ajudou a aliviar as preocupações sobre os lucros", disse o gestor de fundos na LS Asset Management, Kim Sung-soo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo