Topo

Carros

Volvo alerta para início de ano difícil após lucro menor no 4º trimestre

Em Estocolmo (Suécia)

06/02/2013 07h58

A Volvo alertou nesta quarta-feira (6) para um início de ano difícil, após a fraca demanda nos mercados mais relevantes para a fabricante ter levado suas fábricas a operar à metade da capacidade, resultando em queda maior que a esperada nos resultados trimestrais.

A companhia, que há algumas semanas afirmou ter superado a Daimler na liderança do setor em decorrência de uma joint-venture na China, informou que as fracas encomendas no final de 2012 indicam que o atual trimestre será difícil.

"A rentabilidade será afetada por baixa utilização da capacidade, alto nível de gastos em pesquisa e desenvolvimento e custos associados ao lançamento de novos produtos", disse o presidente-executivo, Olof Persson, em nota. "Esperamos que as condições de mercado melhorem gradualmente ao longo de 2013, ao passo que a economia mundial se recupera."

O lucro operacional da Volvo no quarto trimestre caiu para 1,12 bilhão de coroas suecas (US$ 176,52 milhões), contra 6,96 bilhões um ano antes, bem abaixo da previsão média de 2,19 bilhões em pesquisa da Reuters. A companhia vem reduzindo turnos e estoques em função da demanda fraca, mas manteve a previsão de que os mercados na Europa e América do Norte fiquem estáveis em 2013.

A empresa também elevou a estimativa para o mercado brasileiro, onde medidas do governo impulsionaram a demanda em 10.000 caminhões, para cerca de 105.000 unidades de veículos semi-pesados e pesados neste ano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros