Topo

Carros

Toyota eleva previsão de lucro anual em 10% por causa dos EUA

Divulgação
As fortes vendas do sedã Camry ajudaram a impulsionar o crescimento da marca no país Imagem: Divulgação

Yoko Kubota

Em Tóquio (Japão)

05/02/2013 08h56

A Toyota elevou sua previsão de lucro anual, apoiada em fortes vendas no importante mercado norte-americano e beneficiada pelo iene mais fraco, o que deve levar as operações japonesas da montadora ao lucro pela primeira vez em cinco anos.

Em contrapartida, a maior montadora do mundo em vendas afirmou que não vai construir fábricas nos próximos três anos, apesar da recuperação dos resultados que foram deteriorados com a crise financeira de 2008.

A marca elevou a estimativa de lucro para o ano fiscal até março em mais de 10%, para 860 bilhões de ienes (US$ 9,3 bilhões), com fortes vendas do sedã Camry e outros modelos nos Estados Unidos. A companhia espera vender 2,2 milhões de veículos nos EUA no atual ano fiscal, alta de cerca de 6% sobre o ano anterior.

PREVISÃO PARA 2013
Em 2013, a Toyota estima vender 8,9 milhões de veículos em todo o mundo. Se somadas as demais marcas do grupo -- Daihatsu e Hino Motors, por exemplo --, a previsão é de 9,91 milhões de unidades.

No ano passado, a empresa vendeu recorde de 8,72 milhões de unidades globalmente, enquanto as vendas de todo o grupo foram de 9,75 milhões de veículos, superando a GM e recuperando a liderança do setor.

No trimestre até dezembro, a Toyota teve lucro líquido de 99,9 bilhões de ienes, alta de 23,5% sobre um ano antes, mas abaixo da projeção de analistas, de 143,7 bilhões de ienes, em pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

Mais Carros