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Vendas da Toyota na China recuam 40% após protestos contra Japão

Norihiko Shirouzu

Da Reuters, em Pequim (China)

05/10/2012 08h38

As vendas da Toyota na China despencaram quase 40% em setembro ante o mesmo período do ano passado, ressaltando o impacto sobre as montadoras do Japão pela disputa territorial entre os dois países, enquanto as vendas de marcas como Hyundai e BMW saltaram.

O movimento em concessionárias e as vendas tiveram forte queda para as montadoras japonesas em função de protestos violentos e pedidos de boicote na China, em meados de setembro, após a compra pelo governo japonês de um grupo de ilhas no Mar do Leste da China de proprietários privados.

A Toyota vendeu cerca de 50 mil veículos na China em setembro, disse à Reuters nesta sexta-feira (5) um alto executivo da companhia sob condição de anonimato.

O número ficaria bem abaixo dos quase 86 mil vendidos em setembro de 2011, mas acima do que o jornal japonês Yomiuri noticiou mais cedo, de que as vendas caíram pela metade ante os 75 mil veículos de agosto.

A Toyota não confirmou o número, afirmando que anunciará as vendas na China para setembro na terça-feira (9).

A queda dramática na demanda por veículos japoneses foi benéfica para outras marcas estrangeiras, como a sul-coreana Hyundai, cujas vendas subiram 15%, para 84.188 veículos, no mês passado.

Já as vendas da Mazda despencaram 35% em setembro ante o mesmo mês do ano passado. Por outro lado, a Audi registrou crescimento de 20% nas vendas na China em setembro, com 35.512 veículos vendidos.

As vendas da BMW avançaram 55% em setembro na China, com cerca de 27 mil veículos vendidos. No acumulado do ano, as vendas no país cresceram 32,7%, para 219.800 veículos. A rival Mercedes-Benz teve crescimento de 10% nas vendas no país.