Carros

Venda recorde faz concessionárias reverem projeções

Alberto Alerigi Jr.

Da Reuters, em São Paulo (SP)

04/09/2012 10h56

O setor distribuidor de veículos reviu nesta terça-feira (4) suas projeções para vendas em 2012, depois que o volume licenciado em agosto superou as 400 mil unidades, batendo recorde histórico anterior em dezembro de 2010.

Segundo a associação de concessionários de veículos, Fenabrave, as vendas de automóveis e comerciais leves novos devem fechar 2012 com alta de 8,05%, a 3,7 milhões de unidades, numa revisão da perspectiva anterior que apontava para queda de 0,4%.

Em agosto, as vendas de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões novos somaram 420,1 mil unidades, um crescimento de 15,35% sobre julho e de 28,3% sobre um ano antes, superando o recorde anterior de 381,6 mil unidades em dezembro de 2010.

"Foi um recorde fantástico, surpreendente, o que mostra que quando se desonera o consumo, o efeito é imediato", disse a jornalistas o presidente da Fenabrave, Flavio Meneghetti.

No acumulado do ano até agosto, as vendas de veículos somam 2,5 milhões de unidades, avanço de 5,5% sobre o mesmo período de 2011.

O desempenho recorde do setor em agosto ocorreu em meio à expectativa dos consumidores com o fim do desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que acabou sendo prorrogado até o fim de outubro pelo governo.

Isoladamente, as vendas de caminhões seguem com desempenho fraco, registrando licenciamentos de 11.360 unidades em agosto, alta de 5,9% na comparação mensal e recuo de 30,9% sobre o mesmo período de 2011.

No acumulado do ano, o segmento apura tombo de 20,2% nas vendas, em meio ao crescimento lento da economia que tem feito empresários adiar investimentos e às antecipações de compras ocorridas no fim do ano passado, antes da mudança no regime de emissões de poluentes do país que obrigou a produção de veículos menos poluentes, mas mais caros.

A Fenabrave estima que as vendas de caminhões devem encerrar 2012 com queda de 19%, para 139,85 mil unidades. A estimativa anterior apontava para recuo de 6,9%. Já as vendas de ônibus são estimadas em 37,53 mil unidades, 8% acima do licenciado em 2011.

RANKING
A Fiat encerrou agosto na liderança no segmento de automóveis e comerciais leves, com vendas de 98,2 mil unidades, equivalente a uma participação de 24,2% das vendas. Enquanto isso, a Volkswagen apurou licenciamentos de 88,8 mil unidade, numa participação de 21,9%.

A General Motors teve emplacamentos de 75,9 mil unidades, fatia de 18,7% do mercado. A Ford vendeu 31 mil unidades, com market share de 7,7% no mês passado, enquanto a Renault vendeu 27,9 mil veículos, numa participação de 6,9%.

Para este mês, o presidente da Fenabrave estima vendas totais de cerca de 16 mil veículos novos por dia útil.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo