Carros

Venda de caminhões deve crescer 10% em 2013, diz Fenabrave

Alberto Alerigi Jr.

Da Reuters, em São Paulo (SP)

04/09/2012 15h56

As vendas de caminhões novos no Brasil devem crescer cerca de 10% em 2013, recuperando parte do tombo de dois dígitos previsto para este ano, afirmou a associação de concessionários de veículos, Fenabrave, nesta terça-feira (4).

Segundo o presidente-executivo da entidade, Alarico Assumpção Jr., as vendas de caminhões devem atingir patamar de 155 mil unidades no próximo ano, acima das 139,85 mil previstas para 2012 e que representarão eventual queda de 19% sobre o total vendido em 2011.

"As vendas vão ter um ano positivo (...) vão recuperar parte da perda sofrida neste ano", disse Assumpção, citando como fatores a esperada aceleração da economia no final deste ano e o crescimento previsto para a safra de soja, que deve passar de 66 milhões de toneladas em 2012 para cerca de 80 milhões no próximo ano, o que deve impulsionar a aquisição novos veículos para o transporte.

Nos primeiros oito meses de 2012, as vendas de caminhões despencaram 20,2% sobre o mesmo período do ano passado, para 91.623 unidades.

Além da desaceleração da economia -- que incentivou adiamento de investimentos -- o segmento de caminhões tem sofrido com forte movimento de antecipação de compras de 2011, ano de recorde de licenciamentos e produção, ocorrido diante da mudança no regime brasileiro de emissões, que obrigou a produção de veículos menos poluentes, mas mais caros, a partir deste ano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo