Carros

Jaguar Land Rover anuncia joint-venture com chinesa Chery

21/03/2012 11h39

Por Henry Foy e Fang Yan

MUMBAI/PEQUIM, 21 Mar (Reuters) - A Jaguar Land Rover fechou um acordo de joint-venture com a Chery Automobile para fabricar e vender veículos na China, disseram as duas companhias, em um momento em que a marca de luxo britânica visa a um crescimento mais robusto no maior mercado de carros do mundo.

A demanda pelos sedãs e utilitários esportivos da Jaguar Land Rover na China explodiu nos últimos anos, com a receita no país crescendo mais rapidamente que em outros importantes mercados, enquanto os carros de luxo continuam com forte demanda mesmo considerando que a venda de carros em geral esfriou.

Mas apesar de o acordo ser um impulso para a Jaguar, de propriedade da indiana Tata Motors, é apenas um passo em um processo longo e complexo que, dizem analistas, tem risco de não surtir efeito.

"É uma acordo entre duas companhia, ainda muito longe de uma joint-venture", opinou John Zeng, responsável pelo setor de Ásia-Pacífico da consultoria LMC Automotive. "Mesmo tendo atendido a todas as exigências para uma joint-venture, a aprovação nunca é garantida, já que novos projetos automotivos não são mais estimulados", acrescentou.

As duas companhias estão buscando aprovação regulatória para o acordo de 17,5 bilhões de iuans (2,8 bilhões de dólares) na China, tinham dito neste mês à Reuters duas pessoas com conhecimento das negociações.

Os detalhes financeiros da joint-venture, que vai fabricar e vender veículos da Jaguar e de marca resultante do acordo, não foram divulgados no comunicado desta quarta-feira.

"A demanda por veículos Jaguar e Land Rover continua a aumentar significativamente na China e acreditamos que a Jaguar Land Rover e a Chery podem, em conjunto, desenvolver o potencial dessas marcas icônicas", afirmaram o presidente-executivo da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, e o presidente do conselho da Chery, Yin Tongyao, no comunicado em conjunto das companhias.

A empresa resultante do acordo ficará na cidade de Changshu, perto de Xangai, e vai fabricar utilitários esportivos da Land Rover na primeira fase e posteriormente carros da Jaguar, disse uma fonte à Reuters no mês passado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo