Carros

Peugeot e GM discutem acordo na fabricação de veículos

Philipp Halstrick
Laurence Frost

Em Paris

22/02/2012 09h19

A General Motors e a PSA Peugeot Citroën estão discutindo uma grande aliança na fabricação de veículos para diminuir as perdas na Europa e cortar os custos de produção em outras regiões, segundo a Reuters apurou.

As negociações entre a GM -- maior fabricante de automóveis do mundo -- e a Peugeot -- segunda maior da Europa -- estão mais voltadas para o compartilhamento de veículos e peças do que para uma aliança financeira, de acordo com fontes ligadas ao tema. Qualquer participação acionária que vier a surgir será pequena e simbólica.

A montadora francesa admitiu que negociações para aliança estavam em andamento, mas sem identificar com quem. As ações da Peugeot subiram após o site do jornal La Tribune ter dito que as conversas com a GM já aconteciam havia meses.

"Não há nenhuma garantia até agora de que essas negociações resultarão em algum acordo", declarou a companhia com sede em Paris, sem entrar em mais detalhes. "Nós rotineiramente falamos com outras (companhias) na indústria, mas não temos nada além disso", disse a porta-voz da GM, Kelly Cusinato.

Com problemas similares de excesso de capacidade produtiva e dependência de consumidores de carros compactos do ocidente europeu, Peugeot e Opel têm pouco a oferecer uma para outra na região, afirmou o analista Erich Hauser, do Credit Suisse. "Há dificuldade em ver como outra cooperação com a GM Europa em componentes vai ajudar a resolver qualquer dos problemas fundamentais", disse Hauser em relatório a clientes.

Uma área de potencial colaboração é em veículos comerciais, onde a Peugeot tem afirmado que está buscando um parceiro para substituir a Fiat depois que a montadora italiana se retirou de uma joint-venture em 2017. Mas as fontes informaram que a aliança Peugeot-GM sob discussão envolve compartilhamento de manufatura além da Europa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo