Carros

Venda de carros novos tem recorde histórico para janeiro e liderança da GM

Cris Komesu/Folhapress
Apesar de ser considerado o pior mês para vendas, este janeiro de 2012 teve recorde histórico Imagem: Cris Komesu/Folhapress

Alberto Alerigi Jr.

Em São Paulo

01/02/2012 11h53

As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em janeiro bateram recorde para o mês, apesar de terem recuado 23% na comparação com dezembro do ano passado, informou uma fonte com acesso aos números da indústria nesta quarta-feira (1º).

O mercado apurou vendas de 252.752 automóveis e comerciais leves novos em janeiro, normalmente o mês mais fraco para o setor no ano, um crescimento de cerca de 10% em relação ao emplacado em janeiro de 2011, segundo a fonte.

A alta na comparação anual ocorreu mesmo com uma pequena diferença nos dias úteis de vendas -- 22 dias em janeiro deste ano, contra 21 em 2011 -- e com o acordo trabalhista que limitou horário de funcionamento de concessionárias durante finais de semana.

As vendas de janeiro renovaram o recorde para o mês visto no ano passado, quando os emplacamentos do segmento tinham sido de 229.858 veículos, segundo dados da associação de concessionários, Fenabrave.

GM É LÍDER
Além de ter registrado recorde de vendas, o mês passado marcou mudança no ranking mensal de montadoras, com a Chevrolet assumindo a liderança, seguida de perto por Fiat e Volkswagen.

A montadora norte-americana encerrou o primeiro mês do ano com vendas de 52.863 automóveis e comerciais leves, após 41.159 unidades emplacadas um ano antes, quando estava na terceira posição do ranking.

A Fiat fechou o mês com vendas de 51.909 unidades, ante 46.625 em janeiro de 2011, mantendo a segunda posição. Já a Volkswagen apurou emplacamentos de 51.061 veículos, após 54.551 um ano antes, quando havia encerrado o mês na lideranças do mercado.

A quarta e a quinta posições foram mantidas por Ford e Renault, segundo a fonte, com vendas de 22.205 e 16.613 unidades, respectivamente. Um ano antes, a norte-americana havia vendido 22.951 automóveis e comerciais leves e a montadora francesa, 11.241 unidades.

A associação de montadoras, Anfavea, estima um crescimento de cerca de 4 a 5% nas vendas de veículos em 2012, para o recorde entre 3,77 milhões e 3,81 milhões de unidades.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo