Carros

Governo habilita 18 montadoras para IPI menor

31/01/2012 20h50

RIO DE JANEIRO, 31 Jan (Reuters) - Dezoito montadoras de automóveis foram habilitadas pelo governo federal a vender automóveis com as alíquotas de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sem a majoração de até 30 pontos percentuais.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior publicou a relação com os nomes das fabricantes na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.

As montadoras habilitadas, em ordem alfabética, são: Agrale, Caoa (que representa a Hyundai), Fiat, Ford, General Motors, Honda, International Indústria Automotiva da América do Sul, Iveco, MAN Latin America, Mercedes-Benz, MMC Automotores do Brasil, Nissan, Peugeot, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen e Volvo.

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial, as empresas habilitadas poderão desfrutar da redução do IPI até 31 de dezembro de 2012, conforme previsto no decreto que regulamentou a Medida Provisória que instituiu a alteração tarifária.

O governo anunciou em setembro passado um grande aumento na taxação sobre veículos importados, numa ofensiva para estimular as montadoras a elevar a produção nacional.

A medida, que entrou em vigor em dezembro, elevou para até 55 por cento o IPI sobre automóveis.

Para não serem atingidas pela taxação maior, as montadoras instaladas no Brasil precisavam comprovar que se enquadravam em três amplos critérios, entre eles o de que ao menos 65 por cento das peças dos carros fossem produzidas no Brasil, no Mercosul e no México, com quem o país possui acordo bilateral.

O decreto estabelece ainda que as empresas estão sujeitas à verificação dos requisitos exigidos para a redução do IPI.

(Reportagem de Fábio Couto;

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo