Carros

BMW negocia instalar fábrica em Santa Catarina, diz fonte

23/01/2012 17h17

Por Alberto Alerigi Jr.

SÃO PAULO (Reuters) - A montadora alemã de veículos de luxo BMW está nos estágios finais da escolha do local de sua primeira fábrica no Brasil, com uma decisão esperada para o final de fevereiro, informou à Reuters uma fonte envolvida nas negociações nesta segunda-feira.

A empresa, que desde o ano passado vem negociando com governos estaduais no país a instalação de uma unidade produtiva, sua primeira na América Latina, está mais inclinada à escolha do norte de Santa Catarina, informou a fonte, que pediu para não ser identificada.

A revista alemã Automobilwoche publicou, em sua mais recente edição, que a montadora prefere o Estado de Santa Catarina e não São Paulo como local de instalação da fábrica.

Procurada, a BMW no Brasil informou que a companhia não tomou uma decisão oficial sobre o assunto.

A própria montadora vinha afirmando que esperava uma decisão sobre a fábrica no final de 2011, mas a elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos importados anunciada em setembro pelo governo teria atrasado o processo.

No final de dezembro, o presidente da BMW no Brasil, Jorg Henning Dornbusch, disse que a montadora estava negociando com autoridades uma flexibilização do aumento do IPI para empresas com interesse em instalar fábrica no Brasil.

QUATRO MODELOS

Outra fonte próxima do assunto ouvida pela Reuters disse que a montadora sinalizou com planos de produzir quatro modelos no país, sendo três da marca BMW e um da marca Mini.

Executivos da empresa teriam percorrido a cidade de Araquari, em Santa Catarina, com interesse por terreno de cerca de 1 milhão de metros quadrados, às margens da rodovia BR-101, conforme essa segunda fonte.

"O Mini vai ser fabricado (...) Vão ser três BMW e um Mini", informou a fonte, que não soube precisar o valor do investimento.

Os incentivos fiscais, a proximidade com porto da região de Joinville e a disponibilidade de mão de obra qualificada teriam atraído a montadora alemã.

Se confirmada, a fábrica da BMW em Santa Catarina será a primeira de automóveis no Estado, que já possui unidades de componentes como motores de outras montadoras, como a General Motors, em Joinville.

A discussão sobre a fábrica da BMW acontece em meio a uma série de projetos de aumento de capacidade produtiva no Brasil de marcas como Fiat, GM, Ford, Renault, Nissan, JAC e Chery.

As vendas da BMW no Brasil em 2011 somaram 12.074 unidades, salto de 42 por cento sobre os 8.534 veículos emplacados em 2010, em meio ao crescimento da economia e aumento da renda da população.

As vendas de veículos no Brasil em 2011 subiram 3,4 por cento, para o recorde de 3,63 milhões de unidades, com destaque para importações, que se tornaram alvo do aumento de 30 pontos percentuais do IPI sobre veículos trazidos do exterior.

Para 2012, a expectativa da associação de fabricantes, Anfavea, é de alta de 4 a 5 por cento nas vendas de veículos novos no mercado interno.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo