Carros

Toyota prevê recorde de vendas e retomada do topo em 2012

Em Tóquio (Japão)

22/12/2011 07h21

A Toyota projetou nesta quinta-feira (22) um salto de 20% em suas vendas mundiais, para 8,48 milhões de veículos em 2012, na medida em que se recupera das perdas na produção causadas por desastres naturais no Japão e na Tailândia.

A montadora superou a General Motors em 2008 como a que mais vendia carros no mundo, mas perdeu o posto este ano por causa das interrupções na cadeia de abastecimento após terremoto e tsunami no Japão em março e por cortes na produção em todo o mundo decorrentes de enchentes na Tailândia.

Com vendas estimadas neste ano em 7,90 milhões de veículos para o grupo, que inclui as unidades Daihatsu Motor e Hino Motors, a Toyota ficará em terceiro lugar, depois de GM e Volkswagen.

A Toyota pode voltar ao topo no próximo ano porque vem criando estoques para atender à crescente demanda e aumentando a capacidade de produção na China e no Brasil, entre outros países. GM e Volkswagen não revelaram as metas de vendas para 2012, e a Toyota não divulgou as previsões para o grupo.

"Eles perderam vendas este ano porque não puderam produzir. Agora eles podem. É possível que recuperem o topo", disse o analista Satoru Takada, da T.I.W.

O plano da Toyota para 2012 supera o recorde de 8,43 milhões de veículos vendidos em 2007. "Acho que essa meta é atingível porque a Toyota está rapidamente recuperando a produção e lançando modelos", disse o analista Lee Hyun-soo, da sul-coreana Kiwoom Securities.

A Toyota planeja vender metade de seus veículos nos mercados emergentes até 2015, mais do que os cerca de 40% atuais.

A montadora também anunciou planos de vender 8,95 milhões de veículos Toyota, Lexus e Scion em 2013 e fabricar 8,98 milhões de veículos. A companhia não forneceu previsões regionais para fora do Japão, onde planeja fabricar 3,40 milhões de veículos e vender 1,53 milhão de unidades em 2012.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo