Carros

Desastres naturais e iene forte fazem Toyota cortar previsão de lucro

Kim Kyung-Hoon/Reuters
Logotipo da Toyota em carro afetado pelas enchentes na Tailândia Imagem: Kim Kyung-Hoon/Reuters

09/12/2011 09h14

A Toyota cortou nesta sexta-feira (9) a previsão de lucro para este ano fiscal em mais da metade em meio à continuação dos problemas causados pela valorização do iene e pelas interrupções no suprimento de peças causadas por enchentes na Tailândia.

Apesar de a Toyota estar se preparando para uma produção recorde no próximo ano, o iene forte continua uma grande preocupação para a montadora.

"A Toyota está em uma situação difícil", disse o analista Cho Soo-Hong, da Woori Investment & Securities, em Seul. "A montadora vai recuperar a fatia de mercado no ano que vem com a normalização da produção e lançamento de modelos, mas não espero muito dos resultados da Toyota porque o iene deve continuar forte diante do apetite por ativos seguros."

A maior montadora do Japão previu um lucro operacional de 200 bilhões de ienes (US$ 2,6 bilhões) no ano até 31 de março de 2012, uma queda de 57% em relação ao ano fiscal anterior e abaixo da previsão consensual de 419 bilhões de ienes obtida em uma pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S com analistas.

A companhia abandonou a previsão de agosto, de 450 bilhões de ienes, um mês após as piores enchentes na Tailândia em 50 anos terem cortado o fornecimento de peças para fábricas em dez países. As enchentes causaram uma produção perdida de 230 mil veículos neste ano fiscal, segundo a companhia.

Com as águas já baixas e o trabalho de recuperação nos parques industriais tailandeses já em andamento, a Toyota disse que a produção já voltou ao normal na maioria das regiões, com apenas Tailândia e África do Sul operando em níveis reduzidos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo